A leitura crítica envolve a apresentação de um argumento fundamentado que avalia e analisa o que foi lido. Ser crítico, portanto, no sentido acadêmico, significa avançar seu entendimento e conhecimento.
Leitura detalhada O foco dessa técnica é extrair informações precisas de um texto, ou seja, precisamos dominar os conceitos com maestria, sem nenhum erro de interpretação. Para isso, a maioria das pessoas busca ler palavra por palavra, mas essa não é a estratégia mais eficiente.
Esta prática consiste em observamos o texto apenas para detectar o assunto geral, sem nos preocuparmos com os detalhes. Por isso, devemos atentar para a disposição do texto, compreender os parágrafos introdutórios e conclusivos, além de observar os elementos não verbais com imagens, gráficos, tabelas etc.
Separamos 7 dicas para lhe ajudar a realizar uma leitura ativa:
Como usar a técnica Oferecer inicialmente ao grupo uma idéia geral do assunto a ser explorado. Comentar os aspectos relevantes do tema. Se houver tempo, primeiro fazer uma leitura geral, e só então fazer a leitura ou parágrafo a parágrafo. Após a leitura, é saudável uma discussão em grupo.
Saiba 10 dicas de como estudar com livro!
Inclusive, isso irá guiar uma escolha mais adequada pelo método de estudo ideal para você e sua realidade.
10 dicas para estudar eficientemente, segundo especialistas
Não existe um horário para estudar para concurso que servirá a todos. Isso depende muito de como funciona a rotina de cada um, como se adaptam e também do ambiente. Existem estudiosos que defendem a existência de horários específicos para aprendizagem, que são das 10h às 14h e das 16h às 22h.
Aumente sua produtividade nos estudos com essas 15 dicas
Para isso ele elaborou uma planilha de estudos. “Encaixava 2 a 3 matérias por dia, de acordo com a necessidade, e assistia a 2 ou 3 videoaulas de 30 minutos cada”, conta.
Não guarde finais de semana, feriados ou dias santos (a menos que você também não almoce, jante ou tome banho nesses dias…). Todo dia é dia de estudo. Essa história de descansar um dia por semana só vale para quem já está em um nível avançado, estudando de 6 a 8 horas por dia.
Seria melhor passar por diversas matérias no mesmo dia ou estudar uma matéria por vez? ... Mas cuidado, não estude a mesma matéria por vários dias seguidos. A mente precisa de um “descanso”. Sendo assim, é recomendável que o aluno separe as matérias por dia, mas intercale as disciplinas durante a semana.
Em entrevista à reportagem do Diário da Manhã, a psicóloga clínica, mestra em psicologia Dalva de Jesus Cutrim Machado aborda a temática evidenciando que estudar em excesso pode causar estresse, ansiedade, nervosismo, tristeza, insônia, enxaqueca, insegurança e até depressão.
Dicas para estudar todos os dias em casa
6 disciplinas, e por aí vai! A forma com que melhor me adaptei e que resultava em um maior rendimento foi dividir meus estudos em sessões de 1h por matéria. Além de trazer maior dinâmica ao estudo, essa divisão me forçava a permanecer focada e não me distrair – do contrário, o tempo acabaria e eu não avançaria nada.
São pontos importantes:
As disciplinas são agrupadas em quatro grandes grupos de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (área na qual a Química está inserida).