Ou podem se reproduzir de forma assexuada, esta acontece quandouma esponja adulta cria um broto que ao decorrer do tempo se desprende da esponja-mãe e forma um novo broto. Já os cnidários é o grupo formado pelas anêmonas-do-mar, caravelas, hidras, corais e mãe da água (água viva). São exclusivamente marinhas.
Pólipos e medusas Quando observamos a estrutura corporal dos cnidários, verificamos a presença de duas variações corporais: os pólipos e as medusas. Alguns organismos apresentam ciclo de vida que varia entre pólipo e medusa; outros, no entanto, passam a sua vida toda em uma só forma.
Os corpos vêm em todas as formas e tamanhos diferentes. Isso é parte do que torna cada um de nós único. É importante saber que não existe um corpo "médio" ou "típico". Alguns de nós são mais curvos, outros têm quadris mais estreitos ou ombros mais largos – somos todos um pouco diferentes.
forma polipoide e forma medusoide são as duas organizações corporais. forma polipoide é a forma fixa dos cnidarios, ou seja eles são seres sésseis e passam sua vida inteira presos (parados).
Tanto o pólipo como a medusa apresentam uma boca que se abre na cavidade gastrovascular, mas não possuem ânus. O alimento ingerido pela boca, cai na cavidade gastrovascular, onde é parcialmente digerido e distribuido (daí o nome gastro, de alimentação, e vascular, de circulação).
Também conhecidos por Cnidoblastos O cnidócito, também conhecido como cnidoblasto, é uma célula urticante presente no filo dos cnidários. São encontradas principalmente nos tentáculos. Essas células possuem duas estruturas muito características.