EQST

Qual A Diferença De Depoimento Pessoal E Testemunhal?

Qual a diferença de depoimento pessoal e testemunhal?

Nada impede que, de ofício, o juiz requeira o depoimento pessoal, conforme visto no art. 385 NCPC. ... Em suma, a diferença entre interrogatório e depoimento pessoal é que o primeiro ocorre ex-ofício, a requerimento do juiz, quando bem entender e achar que interrogar as partes é de extrema valia para o processo.

Qual a diferença entre termo de depoimento e termo de declaração?

É o relato feito por uma testemunha à autoridade policial ou em juízo. Tecnicamente, quem presta declarações ou informações, seja à Polícia ou ao juiz, é a vítima. Mas, de maneira geral, todos que não têm obrigação de prestar o compromisso de dizer a verdade (vítima ou informante/testemunha) prestam declarações.

O que é um termo de declaração?

Esses textos correspondem ao registro, pelo escrivão de polícia, de declarações de indivíduos que testemunham ou que são vítimas, acusados, informantes, infratores ou suspeitos em uma ocorrência de ilícito penal.

O que quer dizer a palavra depoimento?

substantivo masculino Declaração que se faz publicamente sobre alguma coisa ou para alguém em específico: depoimento de amor, de amizade, de aniversário. [Jurídico] Declaração que, feita pela testemunha ou para a parte interessada no processo, serve como prova: o juiz aceitou o depoimento da testemunha.

Como funciona um depoimento?

O depoimento pessoal é ato personalíssimo. A parte responderá pessoalmente sobre os fatos articulados, não podendo servir-se de escritos previamente preparados; o juiz lhe permitirá, todavia, a consulta a notas breves, desde que objetivem completar esclarecimentos (art. 387, CPC/2015).

O que acontece se eu não comparecer a uma intimação?

O não comparecimento pode acarretar em uma condução coercitiva (levada à força a comparecer), a depender do motivo da intimação. A pessoa que não cumprir uma intimação pode, inclusive, responder por crime de desobediência à ordem judicial. Com isso, ela responderá a um processo criminal.

Qual o objetivo de um depoimento?

Resposta. 1) Contar como algo aconteceu. 2) Chegar à conclusões, no caso de um crime, quem é o culpado. 3) Conta algo importante sobre quem é o homenageado da biográfia.

O que acontece se a vítima não comparecer ao julgamento?

Parte da jurisprudência define que em caso de ausência da vítima deve os autos do processo ser arquivados provisoriamente, para que haja o decurso do prazo decadencial, para, então, ser declarada extinta a punibilidade do agente. ... NÃO COMPARECIMENTO DA VÍTIMA, EMBORA DEVIDAMENTE INTIMADA.

Quando a vítima não aparece para depor?

Dependendo do caso, se a vítima (autor) não comparece o I.P pode terminar por aí, por falta de interesse do autor em agir. E se você foi acusado de alguma coisa que não fez, se é inocente, a situação pode se inverter e você pode processar a vítima/autor, por denunciação caluniosa, pedindo danos morais.

O que acontece se o autor não comparecer à audiência de instrução?

§ 8º O não comparecimento injustificado do autor ou do réu à audiência de conciliação é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e será sancionado com multa de até dois por cento da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida em favor da União ou do Estado.

Quando o autor falta a audiência de instrução?

CONFISSÃO FICTA - AUSÊNCIA INJUSTIFICADA DO AUTOR À AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO. A ausência não justificada do autor à audiência em que deveria prestar depoimento pessoal, faz incidir a pena de confissão ficta, presumindo-se a veracidade dos fatos narrados pela parte contrária.

Quando a parte sem motivo justificado?

386. Quando a parte, sem motivo justificado, deixar de responder ao que lhe for perguntado ou empregar evasivas, o juiz, apreciando as demais circunstâncias e os elementos de prova, declarará, na sentença, se houve recusa de depor.

Quando a testemunha falta a audiência?

Testemunha que não comparece à audiência deve ser intimada para depor em outro momento para não caracterizar cerceio de defesa. A testemunha convidada para depor que não comparece à audiência deverá ser intimada para comparecer em momento posterior, sob pena de condução coercitiva.

O que acontece se eu faltar uma audiência judicial?

A multa está prevista no parágrafo 8º do artigo 334 do Código de Processo Civil. Segundo esse dispositivo, numa audiência de conciliação ou mediação, marcada com antecedência mínima de 30 dias, a ausência injustificada do autor ou do réu do processo acarreta multa por ato atentatória à dignidade da Justiça.

Quem se pode recusar a depor?

Poderão, entretanto, recusar-se a fazê-lo o ascendente ou descendente, o afim em linha reta, o cônjuge, ainda que desquitado, o irmão e o pai, a mãe, ou o filho adotivo do acusado, salvo quando não for possível, por outro modo, obter-se ou integrar-se a prova do fato e de suas circunstâncias.

Quem pode ser testemunha de casamento?

As testemunhas de um casamento no civil podem ser qualquer pessoa, desde que maiores de 18 anos. É preciso levar pelo menos duas testemunhas no cartório. ... Pode ser um dos padrinhos de casamento, um irmão ou uma tia, por exemplo.