O romance conta a história de uma família de retirantes do sertão brasileiro.
Uma das implicações dessa vida nômade dos sertanejos é a fragmentação temporal e espacial. Graciliano Ramos conseguiu captar essa fragmentação na estrutura de Vidas Secas ao utilizar um método de composição que rompia com a linearidade temporal, costumeira nos romances do século XIX.
Principais elementos da narrativa Espaço: trata-se do local onde se passa a narrativa. As ações podem se desenrolar em um espaço físico, em um espaço social ou em um espaço psicológico. Tempo: o tempo se refere à duração das ações da narrativa e desenrolar dos fatos na história.
Resposta: As principais secas brasileiras da história ocorreram no Nordeste oriental: Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. São roteiros repetitivos em cenários sertanejos, agrestinos, semiáridos. “Essa é a área de maior irregularidade espacial e temporal de chuvas.
Quando eles represam os rios existe maior abundância de água em determinada região que irá ser utilizada pelas pessoas para consumo próprio, para animais e também para agricultura fazendo com que haja mais qualidade de vida.
Não obstante, essa região do país vem sofrendo inúmeras dificuldades e prejuízos oriundos da seca, dentre as quais destacamos: