Em um dos dias mais quentes do ano - e em alguns lugares com recorde de calor - o Brasil registrou ontem mais de 40 ºC em cidades de todas suas cinco regiões. Ao todo, 41 municípios bateram a marca ontem, de acordo com as estações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Se você quiser dar uma esticadinha, as águas do litoral sul e norte também prometem refrescância. A lagoa de Pitangui, a 30 km de Natal, é um destino ideal para aproveitar os dias solares. A sua água geladinha cria a diferença de temperatura ideal para relaxar o corpo e a mente. Além disso, você pode aproveitar as várias águas em um único dia com um passeio de Buggy pelas dunas costeiras. Animou?
A cidade de São Paulo teve a tarde mais quente de 2021 e cravou a maior temperatura do ano registrando 33,9 ºC. A marca da temperatura máxima foi divulgada pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo. O registro desta quarta-feira (8) superou os 33,7 ºC, verificados em 30 de janeiro.
Recentemente o Brasil bateu o recorde de maior temperatura já registrada na história do país. Em novembro de 2020, registramos oficialmente a marca de 44,8°C na cidade de Nova Maringá, no estado do Mato Grosso, região Centro-Oeste.
Irecê é uma cidade localizada no interior da Bahia, a cerca de 400 quilômetros da capital, Salvador. A cidade é conhecida por suas cachoeiras, como a Cachoeira do Roncador, e por sua produção de frutas, como o cacau. Irecê também é um importante centro agropecuário.
Segundo o serviço de monitoramento do clima Time and Date, a Cidade do Kuwait e Doha, no Qatar, são hoje as capitais mais quentes do mundo. Nessas duas cidades, é comum ver temperaturas alcançarem os 48ºC durante o verão. O calor extremo têm sido uma marca deste verão no Hemisfério Norte.
Corumbá é a cidade mais quente do Brasil neste domingo (19), de acordo com medição do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). Os termômetros chegaram a marcar 41.3ºC, com sensação térmica de 44.2ºC. Além disso, dos 20 municípios mais quentes do Brasil, seis são de Mato Grosso do Sul.
O gosto de uma água gelada em um sol escaldante na fauna do Pantanal de Corumbá ou a água quente da praia de Ponta Negra em Natal. Inclua aí as piscinas dos parques de Rondonópolis, o Rio de Jaguaribe e o encontro dos rios em Teresina. As cidades mais quentes do Brasil são oportunidades de aproveitar um roteiro animado e relaxante, sem o cinza das chuvas. Para isso, economize no peso da bagagem com as roupas leves que esses destinos pedem e aproveite.
A capital do Piauí, no Nordeste Brasileiro, é uma das cidades mais quentes do Brasil. Não é exagero quando falam ser possível fritar um ovo no asfalto de Teresina. O seu clima de verão favorece a busca por destinos de ecoturismo.
Corumbá é a cidade mais quente do Brasil neste domingo (19), de acordo com medição do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). Os termômetros chegaram a marcar 41.3ºC, com sensação térmica de 44.2ºC. Além disso, dos 20 municípios mais quentes do Brasil, seis são de Mato Grosso do Sul.
A disparada dos termômetros no final do inverno também fez as capitais São Paulo, Campo Grande e Goiânia terem seus dias mais quentes de 2021. Cuiabá foi a capital estadual mais quente do Brasil e a quarta cidade com a maior temperatura ontem, 42,6 ºC.
Pelo terceiro dia seguido, o Rio é a capital mais quente do país. Pela medição do Instituto Nacional de meteorologia, até as 15h, a maior temperatura foi de 37,6°C na Vila Militar, na Zona Oeste da cidade. Na quarta (2) e na terça (1º), o Rio foi a capital mais quente do país, com 37,4°C e 38°C, respectivamente.
– Temos sol e calor no Ceará (Jericoacoara, Flecheiras, Fortaleza, Cumbuco, Canoa Quebrada). Na Bahia vale ir a Praia do Forte, Imbassaí, Barra Grande, Trancoso, Trancoso, Caraíva, Itacaré, Santo André – só evite Morro do São Paulo, Salvador e Boipeba.
A região Centro-Oeste foi a que mais sofreu com as altas temperaturas. Ao todo 23 municípios da região ultrapassaram os 40 ºC, sendo três deles com as maiores temperaturas do Brasil: Corumbá (43,9 ºC), Água Clara (43,2 ºC) e Três Lagoas (43,1 ºC), ambas cidades do Mato Grosso do Sul. Goiás teve seis cidades com mais de 40 ºC, sendo Aragarças a cidade goiana mais quente com 42,1 ºC, enquanto cinco municípios mato-grossenses ultrapassaram a marca.
E então, gostou de saber mais sobre o lugar mais quente do Brasil? Você já foi em algum desse lugares que falamos? Conte aqui abaixo na área de comentários para a nossa equipe.
Rondonópolis conseguiu superar o calor de Cuiabá na última terça-feira (22) e foi a terceira cidade mais quente do país, segundo as medições feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Santa Rosa do Tocantins é uma cidade localizada no interior do Tocantins, a cerca de 200 quilômetros da capital, Palmas. A cidade é conhecida por suas belezas naturais, como o Parque Nacional do Jalapão. Santa Rosa do Tocantins também é um importante centro comercial e industrial.
Tocantins predominou nas maiores temperaturas no Norte, estando com 15 das 20 maiores marcas da região incluindo as duas estações da capital Palmas. Dez das estações registraram temperatura acima dos 40 ºC em nove cidades. As quatro maiores marcas ficaram com as cidades de Paranã (41,4 ºC), Araguaçu (40,6 ºC), Pium (40,5 ºC) e a capital Palmas (40,4 ºC).
Além de Bom Jesus da Lapa, outras cidades quentes no Brasil incluem Alagoinhas, Bahia, com temperatura média anual de 27,5 °C; Irecê, Bahia, com temperatura média anual de 27,2 °C; São José do Belmonte, Pernambuco, com temperatura média anual de 27,2 °C; Parnaíba, Piauí, com temperatura média anual de 27,1 °C; e Redenção, Pará, com temperatura média anual de 27,1 °C.
Porto Nacional é uma cidade localizada no interior do Tocantins, a cerca de 100 quilômetros da capital, Palmas. A cidade é conhecida por suas belezas naturais, como o Parque Nacional do Jalapão, e por sua produção de grãos. Porto Nacional também é um importante centro comercial e industrial.
Al 'Aziziyah (Líbia) Em 1992, a cidade de Al 'Aziziyah, na Líbia, registrou impressionantes 57,8 °C, fazendo com que a região ganhasse o título de lugar mais quente do mundo. Apesar disso, a Organização Mundial de Meteorologia reconheceu, em 2017, que o Vale da Morte, na Califórnia, é o lugar mais quente do planeta.
Os 6 climas predominantes do Brasil
Califórnia
Com 41,9ºC, Cuiabá (MT) é capital mais quente do Brasil nesta terça (6)
O Piauí foi o mais quente do país em 71 ocasiões, seguido de Rio Grande do Norte (31), São Paulo (27) e Ceará (24). Na ponta extrema aparecem Sergipe, Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal e Roraima, com apenas uma ocasião. O município mais quente do Brasil também foi do Piauí.
O satélite “Aqua” da NASA, num estudo de sete anos de temperaturas da superfície terrestre global, indicou o Deserto de Lut como o ponto mais quente do planeta. O Deserto de Lut e a Estação de Pesquisa Vostok são considerados respectivamente o lugar mais quente e o lugar mais frio do mundo.
regiões polares
zonas polares
Zonas temperadas: áreas climáticas localizadas entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer, indicam a zona temperada norte. Já a zona temperada sul se localiza entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico.
O globo terrestre está classificado em cinco zonas térmicas, as principais são: zona tropical ou intertropical, zonas temperadas e zonas polares. A Terra realiza vários movimentos, um deles é o de rotação, durante o qual gira em torno de si mesma e por isso toda face da Terra recebe luz solar.
Zonas climáticas são áreas com climas distintos, que ocorrem em direção a leste-oeste em torno da Terra e podem ser classificadas utilizando diferentes parâmetros climáticos. Geralmente, as zonas climáticas são em forma de cinto e circular em torno dos Polos (ver imagem à direita).
Com a intenção de identificar as regiões que apresentam semelhanças na incidência dos raios solares, o globo terrestre foi dividido em cinco Zonas Climáticas ou Zonas Térmicas. Para isso utilizamos as linhas imaginárias (paralelos) que dividem a Terra em: zonas polares, temperadas e intertropical.
Significado de Intertropical Diz-se da zona zoogeográfica marítima situada entre os trópicos, que inclui a região tropical atlântica e a região tropical pacífica.
Para facilitar a classificação dos climas e a sua localização no globo terrestre , o homem estabeleceu as zonas térmicas, que são cinco: zonas polares (norte e sul), zonas temperadas (norte e sul) e zona intertropical. Zonas polares: essas se localizam entre os círculos polares (norte e sul) e os pólos (norte e sul).
Existem 3 zonas climáticas são: Zona Glacial, Zonal Temperada e Zona Equatorial ou Tropical. Essas zonas foram dividida segundo a grande diferença de inclinação da luz solar que ocorrem: Trópico de Capricórnio, Trópico de Câncer, Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico.
Temperada Norte: Alemanha,França,Espanha,Portugal e Polônia. Temperada Sul: África do Sul,Lesoto,Suazilândia,Nova Zelândia e Uruguai.
Zona tropical, zona temperada do norte, zona temperada do sul, zona polar do norte e zona polar do sul.
Resposta. Resposta: Zona climática são divisões dos climas da Terra em zonas climáticas gerais de acordo com a temperatura média e a precipitação média. As três principais zonas climáticas da Terra são as zonas polares, temperadas e tropicais.
Resposta. Explicação: Zonas climáticas são áreas com climas distintos, que ocorrem em direção a leste-oeste em torno da Terra e podem ser classificadas utilizando diferentes parâmetros climáticos. Geralmente, as zonas climáticas são em forma de cinto e circular em torno dos Polos (ver imagem à direita).
A América do Sul pode ser dividido em quatro zonas climáticas distintas: tropical, temperada, seca e fria, distribuídas conforme o relevo da região. As chuvas são abundantes na maior parte da América do Sul, com exceção das áreas desérticas do Peru e norte do Chile, Patagônia argentina e nordeste brasileiro.
Na América, os fatores que exercem influência no clima interagem em diferentes combinações, constituindo diferentes tipos climáticos que se espalham por todo o continente americano.
No continente americano destacam-se os climas tropicais, subtropicais, equatoriais, desérticos, semiáridos, mediterrâneo temperado, polar, frio de montanha, úmidos ou secos,etc.
Podemos afirmar que as principais planícies da America do Sul são as seguintes: