Exemplos de fobia
7 tipos de fobia mais comuns
O número de fobias possíveis é quase infinito. Os dicionários médicos assinalam muitas centenas. Os nomes das fobias são derivados da conjunção do nome grego que indica a coisa temida ao sufixo fobia.
10 fobias raras e estranhas
A ansiedade social, também conhecida como fobia social, é uma condição de saúde mental crônica em que as interações sociais causam um medo irracional. Esse medo pode afetar o trabalho, a escola e suas outras atividades do dia a dia, podendo até mesmo dificultar a criação e a manutenção de amigos.
Boa noite, a chamada Ansiedade Social ou Fobia Social (F40. 1) não é uma deficiência e sim um transtorno. Ela não incapacita para o trabalho, logo, dificilmente teria aprovação pericial para o referido benefício sem outra comorbidade.
A serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro, estabelecendo comunicação entre as células nervosas, podendo também ser encontrada no sistema digestivo e nas plaquetas do sangue. Esta molécula é produzida a partir de um aminoácido chamado triptofano, que é obtido através dos alimentos.
A ausência desse neurotransmissor no organismo também promove a falta de energia, o que pode causar o cansaço, fadiga e apatia, lembrando que esses sintomas ainda podem levar para quadros de depressão. Isso ocorre porque a serotonina tem um papel importante na produção de energia.
Sintomas de Síndrome da serotonina
Serotonina baixa: melhorar com exercícios físicos Realizar atividade física todos os dias, pelo menos por uns 45 minutos, também é uma boa forma de favorecer o aumento da serotonina no organismo e de reduzir os sintomas de irritabilidade, mal humor, falta de energia, ansiedade etc.
“Para aumentar os níveis cerebrais de serotonina precisamos ingerir alimentos que contenham os minerais Cálcio e Magnésio, os quais estimulam a produção de triptofano, o aminoácido precursor da serotonina. Entre as fontes de cálcio estão requeijão, queijos magros, brócolis e gergelim.
O fato é que a serotonina é só um dos mais de 30 mensageiros químicos montados no ventre. Essas substâncias são encarregadas de transmitir recados de um lado para o outro e estabelecer comunicação eficiente entre o intestino e o cérebro de verdade.
Serotonina e dopamina: o que é cada um desses neurotransmissores?