Verduras: acelga, alface, alho-poró, coentro, endívia, escarola, repolho, rúcula e salsa; Legumes: abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, cará, chuchu, gengibre, inhame, jiló, milho-verde, nabo, pepino, quiabo e tomate.
A laranja, a manga e o mamão são popularmente chamados de frutas: nome dado a órgãos vegetais comestíveis e de sabor adocicado. Já o chuchu, pimentão, abóbora, brócolis e couve-flor, por não terem o sabor do açúcar destacado, são considerados como sendo legumes.
Lista de Frutas
Ou seja, tecnicamente, tudo o que tem semente é um fruto, sendo a palavra legume usada para as outras partes comestíveis de uma planta, incluindo folhas (alface e tabaco), flores (brócolos), caules (aipo), tubérculos (batatas), bolbos (cebola) e raízes (beterraba).
O morango é também uma fruta rica em antioxidantes, como antocianinas e o ácido elágico, que conferem outros benefícios para a saúde, tias como combater o envelhecimento da pele, ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, melhorar a capacidade mental, prevenir o câncer e ajudar a combater inflamações.
O morango ou o morangueiro é uma planta híbrida que surgiu naturalmente na França durante o século XVIII, sendo resultante do cruzamento de duas espécies silvestres oriundas do continente americano, uma sendo a espécie Fragaria virginiana e a outra a espécie Fragaria chiloensis.
PRODUÇÃO A colheita ocorre de 60 a 80 dias após o plantio das mudas e pode prolongar-se por quatro a seis meses, de abril a janeiro.
Plante as mudas dos morangos; Coloque o tubo em meia sombra; Regue a planta sem encharcar; Por fim, assim que os frutos estiverem maduros retire-os cuidadosamente com uma tesoura.
Existem dois tipos de morangueiros: os remontantes (crescem continuamente entre Junho e Outubro) e os não-remontantes (produzem morangos apenas uma vez por ano entre Abril e Junho). Os primeiros devem ser plantados na Primavera e os segundos no final do Verão, preferencialmente em Agosto/Setembro.
O solo mais adequado é o arenoso-argiloso, bem drenado e rico em matéria orgânica. A terra deve ser bem fértil, e para isso você pode misturar terra vegetal com um pouco de composto orgânico ou húmus de minhoca. Para manter os seus morangos sempre bem nutridos, passe Fertigarden uma vez ao mês!
90 dias
A colheita deve ser feita nas horas mais frescas do dia, através de corte do pedúnculo ou cabo, colocando-se os morangos nos contentores com o máximo de cuidado. Os frutos devem ser resfriados o mais rapidamente possível (até duas horas após a colheita), para evitar a rápida maturação e deterioração.
Muitos produtores cultivam as mudas que usam No Brasil, são produzidas 72 mil toneladas de morango por ano.
A nutricionista do Ministério da Saúde Maria Penha Ferrer informa que a fruta é rica em potássio e vitaminas C e A. ”O potássio exerce um papel importante na atividade muscular, na transmissão nervosa e na tonicidade muscular. Também tem um papel importante na função renal e na contratação da musculatura cardíaca.
Cada muda pode produzir um quilo de morangos por ano e cada flor do pé se tornará uma fruta, como pode ser visto nas fotos abaixo. Além disso, quando as mudas se desenvolvem eventualmente crescem com elas um caule rastejante que lança raízes e brotos, dando origem assim a novas plantas.
Na média, 10 mil plantas de morango (0,12ha) produzem 10 toneladas da fruta, gerando uma renda líquida de R$36 mil por ano. "Mas se o produtor obtiver uma produtividade melhor e não computar a mão-de-obra, que geralmente é familiar, essa renda pode ser bem maior", acrescenta.
A época de colheita depende da cultivar e do clima na região de cultivo, variando de abril a outubro em regiões quentes, podendo estender-se até dezembro, em regiões mais frias, como o Sul do Brasil. A colheita do morango é uma das operações mais delicadas e importantes de todo o ciclo da cultura.
30 a 35 t/ha
O agrônomo da Emater/RS-Ascar, Luciano Ilha, explica que enquanto no chão geralmente são plantadas cinco mudas por metro quadrado, nas sacolas são utilizadas até 15 mudas por metro quadrado de estufa.
R$ 1.
17° 28°