Morfologia bacteriana e tipos de bactérias
São as algas azuis e as bactérias fotossintetizantes, também conhecidas como bactérias clorofiladas. Essas bactérias são desprovidas da Chl a, que é substituída por um outro pigmento fotossintético conhecido como bacterioclorofila.
Exemplos de bactérias que realizam a quimiossíntese são as do gênero Beggiatoa e Thiobacillus, também chamadas de sulfobactérias, pois elas realizam seu metabolismo através das reações de oxidação de compostos de enxofre.
As cianobactérias são microrganismos unicelulares, procariontes e fotossintetizantes. Também são chamadas de algas azuis ou algas cianofíceas. Resumidamente, as cianobactérias são as bactérias fotossintetizantes.
Significado de Sulfobactéria substantivo feminino Diz-se de ou conjunto de certas bactérias que possuem a propriedade de acumular enxofre em seu protoplasma, geralmente encontradas em águas com grande incidência de enxofre ou sulfurosas.
Trata-se de um processo realizado por organismos autotróficos fotossintetizantes, como plantas, algas e alguns procariontes. Esses organismos captam a luz solar, convertem-na em energia química, que será utilizada para a produção de compostos orgânicos, baseada em água e dióxido de carbono.
Os organismos heterotróficos, ou heterótrofos, por sua vez, não são capazes de produzir seu próprio alimento, dependendo do consumo de material orgânico previamente formado. Entre os exemplos de organismos heterotróficos, podemos citar os animais, fungos e algumas espécies de bactérias e protistas.
Carotenoides e clorofilas estão presentes nas membranas de tilacoides de quase todos os organismos fotossintetizantes. Além das ficobilinas presentes em membranas de cianobactérias, que apresentam cloroplastos semelhantes àqueles encontrados em plantas e algas.