Para substituir o cupom fiscal por uma nota fiscal é preciso indicar o número do cupom que está sendo trocado. Esse dado deve ser informado em um campo específico para a geração da nota fiscal e não apenas deixado como uma “observação”.
O certificado digital é um arquivo eletrônico que serve como uma espécie de identidade virtual, tanto para pessoa física quanto jurídica. O principal objetivo desse arquivo é garantir a autenticidade e segurança nas transações pela internet.
Quem precisa emitir notas fiscais eletrônicas, na maioria dos casos, deve ter um certificado digital. Ele será o reconhecimento da empresa diante dos órgãos públicos, como a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) ou do município (prefeitura).
O certificado digital utilizado na nota fiscal eletrônica deverá ser adquirido junto à Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, devendo ser do tipo A1 ou A3 e conter o CNPJ de um dos estabelecimentos da empresa.
O cidadão pode fazer a senha de pela internet, por meio do site da Secretaria da Fazenda e depois pelo portal SP156 para pessoa física, MEI e empresário individual. Para solicitar a senha, é preciso acessar o endereço nesse link. Após essa etapa concluída, o cidadão deve fazer o desbloqueio da senha.