As recursos sonoras são recursos muito utilizados em poemas e músicas e, por seu caráter expressivo, proporcionam ao leitor uma experiência sinestésica. Na língua portuguesa existem determinadas figuras de estilo que combinam elementos sonoros e que são bastante utilizadas em textos, discursos e poemas.
O ritmo de um poema ainda tem muito a ver com a metrificação e a correspondência sonora provocada pela rima. Todo esse conjunto de elementos determina o ritmo da obra.
O som é produzido ao criarmos algum tipo de mecanismo que altere a pressão do ar em nossa volta. ... Percebemos o som porque as ondas no ar, causadas pela variação de pressão, chegam aos nossos ouvidos e fazem o tímpano vibrar. As vibrações são transformadas em impulsos nervosos, levadas até o cérebro e lá codificadas.
Como nós Ouvimos voltar
Som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica; é uma onda longitudinal, que se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais, como os sólidos, líquidos ou gasosos. ... Os sons audíveis pelo ouvido humano têm uma frequência entre 20 Hz e 20 000 Hz.
Verificado por especialistas Físicamente: O som é formado por Ondas sonoras, que são Ondas mecânicas, pois precisam de um meio físico para se propagar.
Som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica; é uma onda longitudinal, que se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais (que têm massa e elasticidade), como os sólidos, líquidos ou gasosos. ... Os sons audíveis pelo ouvido humano têm uma frequência entre 20 Hz e 20 000 Hz.
A velocidade do som pode se propagar em diferentes meios materiais: líquidos, sólidos e gases. Então, quando o som muda de meio de propagação (ar para a água, por exemplo), fenômeno chamado de refração, a velocidade é aumentada. Em geral, quanto mais denso é o meio, maior será a velocidade do som.
A produção do som é através das ondas de compressão e descompressão que se alternam no ar. Essas ondas sonoras se propagam pelo ar e meios materiais a partir de uma compressão ou onda mecânica longitudinal que dá origem ao som.
O som é uma vibração que se propaga pelo ar transmitindo energia, mas nunca matéria. ... O som é uma onda capaz de propagar-se pelo ar e por outros meios a partir da vibração de suas moléculas.
O som é produzido por ondas de compressão e descompressão alternadas do ar. As ondas sonoras propagam-se através do ar exatamente da mesma forma que as ondas propagam-se na superfície da água.
As ondas sonoras precisam de um meio material para se propagar, e se propagam com velocidades diferentes, de acordo com o meio material. O som se propaga melhor em materiais que possuem as partículas mais juntas, ou seja, se propaga melhor em materiais sólidos e líquidos.
substantivo feminino Ação ou efeito de propagar, de multiplicar por meio de reprodução: a propagação do gênero humano. [Figurado] Ato de tornar conhecido por um grande número de pessoas; divulgação.
“Como a onda sonora se transmite por compressão e descompressão, sua velocidade depende basicamente da elasticidade do meio”, diz o físico Cláudio Furukawa, da USP. Como a água, quando comprimida, reage bem mais rápido que o ar (ou seja, tem mais elasticidade), a velocidade das ondas sonoras é maior dentro dela.
Luz, raios x, micro-ondas e ondas de rádio são classificadas como eletromagnéticas. O som não pode propagar-se no espaço, pois, nesse ambiente, existe o vácuo. Por não haver moléculas no ambiente, as ondas sonoras não são transmitidas, e o resultado de uma explosão no espaço, por exemplo, seria o silêncio.
O isolamento acústico ou sonoro é o método utilizado para evitar a propagação do som de um ambiente para o outro. Isso acontece porque o som se espalha na forma de ondas e, devido a essa característica, pode se propagar não somente pelo ar, mas também pela água e superfícies sólidas.
O estado físico dos materiais influencia na velocidade do som, sendo que se propaga mais rapidamente nos sólidos, depois nos líquidos e mais lentamente nos gases. A velocidade do som sofre ainda a influência da temperatura, de forma que quanto mais elevada ela for, mais rapidamente o som se propaga.
Quanto ao estado físico do meio, quanto maior for a proximidade entre as moléculas do meio, mais veloz será o som, por isso as ondas sonoras são mais rápidas nos sólidos, depois, nos líquidos e, por fim, nos gases.
1450 m/s
1216 km/h
17 m
A reflexão do som ocorre da mesma forma que a reflexão da luz. Quando uma onda sonora propaga-se e encontra um obstáculo, como uma parede, incide sobre a barreira e retorna para o meio no qual estava propagando-se. ... O eco ocorre quando o som refletido retorna à fonte depois da extinção total do som original.
De acordo com o cálculo, o som percorre 640 m até que o seu eco seja ouvido pelo observador, portanto, a distância do observador até o obstáculo deve ser a metade, ou seja, 340 m.
Quando ocorre a transição entre dois meios com grande diferença de impedâncias, maior será a intensidade do eco e, desse modo, mais intensa (branca) será a imagem gerada.