Portanto, matérias-primas são os materiais retirados da natureza ou produzidos no meio rural para serem transformados em mercadorias. Em vários casos, a matéria-prima em si pode ser diretamente utilizada pelo consumidor, como os vegetais e as frutas, pois não precisa ser transformada industrialmente.
Em seguida, as áreas degradadas são destinadas à agricultura e à pecuária. As consequências são graves: perda de biodiversidade, aumento do risco de extinção de animais silvestres e perda dos serviços ecológicos prestados pela floresta, como a manutenção do clima e do ciclo hidrológico.
A cana-de-açúcar, por exemplo, é transformada nos engenhos, enquanto que o algodão é transformado nas oficinas de costura (ou nas indústrias têxteis), e uma mesma matéria-prima (como o milho) pode ser transformada em uma fábrica em ração e em uma usina em biocombustível.
Toda a madeira é produzida pelo cambio, que é uma zona ou camada de células divisoras localizada entre a madeira e a casca interna. A divisão de células pelo cambio e a diferenciação das células filhas é regulada por processos fisiológicos originados nos órgãos foliares da copa da árvore.
A anatomia da madeira é um ramo da ciência botânica que se ocupa do estudo dos diversos tipos de células que constituem o lenho (ou xilema secundário), suas funções, organização, peculiaridades estruturais e relações com a atividade biológica do vegetal.
Os anéis de crescimento são círculos observados no xilema secundário do tronco de algumas plantas, principalmente aquelas de clima temperado. ... Os anéis são formados graças a uma alteração na atividade do câmbio vascular. O câmbio vascular é o meristema lateral responsável por dar origem ao xilema secundário.
Outro fator que determina a idade da árvore é a disponibilidade ou falta de oxigênio em seu ambiente. Dependendo das características dos anéis, é possível descobrir se há 100 anos, por exemplo, a região sofreu uma grande seca, ou muita chuva.
Para saber a idade exata de uma árvore, é preciso contar seus anéis de crescimento. O problema é que, até pouco tempo atrás, os pesquisadores acreditavam que as espécies de regiões tropicais não tinham esses anéis. Isso porque é mais difícil observá-los nelas do que nas árvores de regiões temperadas, por exemplo.
Características: A cascavel Possui um chocalho na extremidade da cauda. Ao contrário do que se pensa, o número de anéis no chocalho da Cascavel, não representa sua idade, ou seja, se uma cascavel possui 10 anéis no chocalho isso não quer dizer que ela tenha 10 anos de idade.
A grande maioria das espécies só conseguem produzir suas primeiras bolotas quando alcançam a idade de 50 anos de existência, e quando esta alcança 100 anos de idade, a árvore, ainda jovem amadurece à fase adulta. Nesta fase a árvore pode alcançar até 45 metros de altura, e possuir em diâmetro esta mesma medida.
Árvores demoram até 15 anos para atingir fase adulta | Verdejando | G1.
1000 anos
É o kiri japonês (Paulownia tomentosa), árvore ornamental com flores roxas em forma de sino que pode crescer 6 metros em seu primeiro ano e até 30 cm em três semanas. Outro recorde mundial do kiri: ele produz de três a quatro vezes mais oxigênio durante a fotossíntese do que qualquer outra árvore.
Se você não tem muita paciência para esperar anos até que suas plantas comecem a dar frutos, veja esta lista de plantas que crescem rápido: