Os princípios básicos da epidemiologia: Os agravos não ocorrem , ao acaso, na população. A distribuição desigual dos agravos à saúde é produto da ação de fatores que distribuem desigualmente na população. A elucidação destes fatores responsáveis pela distribuição das doenças é uma preocupação da epidemiologia.
Desta maneira, Pereira (2006) subdivide o conhecimento em epidemiologia em três pilares: Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Estatística.
Avançando no tempo, as bases históricas para a formação da epidemiologia moderna são basicamente três eixos: a clínica, a estatística e a medicina social.
Definição da Epidemiologia A epidemiologia congrega métodos e técnicas de três áreas principais de conhecimento: Estatística, Ciências da Saúde e Ciências Sociais.
Métodos de seleção dos elementos na amostra probabilística. Testes diagnósticos: indicadores de validade, determinantes do valor preditivo, relação entre sensibilidade e especificidade, interpretação dos testes diagnósticos. associação, analise bivariada, analise estratificada e modelagem.
Variável é maneira pela qual os elementos de qualquer conjunto são diferentes entre si. Ex: Sexo, Religião, Peso, Estatura, Idade, etc. ... Indicadores Epidemiológicos: sintetizam a relação entre o subconjunto de doentes e o conjunto de membros da população.
A Epidemiologia Clínica reúne conceitos da clínica e da epidemiologia clássica, e tem por objetivo auxiliar o profissional de saúde na solução de questões associadas ao risco, diagnóstico, terapêutica e prognóstico do câncer que se apresentam na prática clínica.
Incidência é uma medida da ocorrência de novos casos durante um período especificado em uma população em risco de ter a doença. Enquanto a prevalência se refere a casos novos e casos existentes da doença, a incidência enfoca apenas os casos novos (Tabela 1).
A taxa de incidência é o número de novos casos de uma doença, dividido pelo número de pessoas em risco. A taxa de prevalência é calculada usando o número de indivíduos afetados em determinado momento, dividido pelo número total de pessoas.
INCIDÊNCIA: A incidência de uma doença, em um determinado local e período, é o número de casos novos da doença que iniciaram no mesmo local e período. Traz a idéia de intensidade com que acontece uma doença numa população, mede a freqüência ou probabilidade de ocorrência de casos novos de doença na população.
Indicadores de saúde: o que são e quais os principais tipos?