Veja abaixo a lista completa dos 14 patrimônios culturais do Brasil:
Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, o patrimônio cultural de um povo é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história, à memória e à identidade desse povo.
Entre os principais riscos enumerados pelo relatório estão a extração de petróleo, a mineração, a pesca predatória e o desmatamento. Onze milhões de pessoas dependem dessas áreas para subsistência e sofrem o impacto das atividades econômicas e 90% dos sítios podem gerar emprego e benefícios para a população ao redor.
Resposta. Porque com a falta da aplicação de politicas publicas para proteger os sitios arqueologicos contra empresas e governos exploradoras podem fazer com que este locais sejam extintos, bem como sua flora e fauna.
Resposta. Os patrimônios culturais materiais e imateriais são representações do processo histórico da humanidade e sua preservação significa preservar também a memória histórica.
Para preservar o nosso patrimônio, a Constituição Federal Brasileira afirma que o Poder Público, com a colaboração da comunidade, deve promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.