Podemos interagir e nos comunicar com outras pessoas por meio de diversos níveis de linguagem: padrão, coloquial, gírias, regionalismos e linguagem vulgar. A interação verbal entre os sujeitos é possível por meio das palavras e pode ser realizada por meio da fala e/ou da escrita.
Linguagem escrita, é aquela que se expressa por meio de letras, mesmo que não manualmente, é a linguagem em que não é necessária a voz, apenas letras.
1. Sentido real. Significado verdadeiro, que não é utópico e nem imaginário. Seus objetivos políticos são muito bonitos, mas no sentido real, são inviáveis.
Sentido literal é aquele sentido usual, denotativo da palavra. Já sentido figura é o sentido alterado, sugere outras ideias, a palavra ou expressão passam a ser conotativas.
Sentido figurado é o que as palavras ou expressões adquirem em situações particulares de comunicação. A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo ideias que vão além de seu sentido mais usual.
A linguagem denotativa é basicamente informativa, ou seja, não produz emoção ao leitor. ... É a forma de linguagem que lemos em jornais, bulas de remédios, em um manual de instruções, etc. O seu oposto é a conotação (sentido figurado). Como exemplo, tem-se a frase Fomos à floricultura e compramos uma flor.