EQST

Quais So Os Instrumentos De Participaço Social No SUS?

Quais são os instrumentos de participação social no SUS?

Dentre eles, destacam-se questões como o acesso e acolhimento com qualidade; a participação da comunidade e o controle social; a política de saúde na seguridade social, financiamento; o Pacto pela Saúde e as relações público-privadas, com vistas a fortalecer o SUS (CONASS, 2011).

Qual é o papel do Conselho de Saúde?

A lei confere aos Conselhos de Saúde as atribuições de atuar na formulação de estratégias e no controle da execução das políticas de saúde, atribuições estas que são também do próprio Poder Executivo e do Poder Legislativo.

Como o ACS pode contribuir para o controle social?

Organizar grupos de discussão sobre as condições de vida e os problemas de saúde da população. Realizar atividades educativas que promovam o conhecimento dos direitos sociais, especialmente, no campo da saúde. Identificar os setores e as políticas públicas relativas aos problemas identificados no território.

Para que serve o controle social?

O controle social é a participação da sociedade na administração pública, com objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações de Governo, a fim de solucionar os problemas e assegurar a manutenção dos serviços de atendimento ao cidadão.

Que controle social os conselhos de saúde como instrumento?

Esta obra tata da necessidade do controle da sociedade sobre as ações do Estado e sobre a alocação dos recursos públicos para que sejam atendidos os interesses da coletividade. Particulariza tal controle sobre a política de saúde, abordando os conselhos de saúde como mecanismo institucionalizado para este fim.

Como é a composição do Conselho de Saúde?

O Conselho Nacional de Saúde é formado por 32 conselheiros titulares com seus respectivos suplentes, representantes de entidades e instituições dos segmentos governo, prestadores de serviços privados de saúde, profissionais de saúde e usuários.

Como é efetivado o direito chamado de controle social?

Isso pode ser feito utilizando os instrumentos do plebiscito, referendo, iniciativa popular de leis e ação popular. Desse modo, o povo pode atuar no controle e fiscalização das ações de governo, garantindo a aplicação correta dos recursos públicos e corrigindo falhas da gestão pública.

Como funcionam os Conselhos Municipais de Saúde?

O Conselho é um órgão deliberativo na formulação e execução da política municipal de saúde. Inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção e controle social. O funcionamento do CMS prevê reuniões plenárias mensais e extraordinárias, comissão executiva, comissões permanentes e temáticas.

Como funciona um conselho?

Os conselhos funcionam como mediadores e articuladores da relação entre a sociedade e os gestores da Educação municipal. Destacam-se cinco funções do órgão: Normatizar: elaborar as regras que adaptam para o município as determinações das leis federais e/ou estaduais e que as complementem, quando necessário.

Para que servem os conselhos municipais de saúde?

As principais funções dos conselhos municipais são propor diretrizes das políticas públicas e fiscalização, controlar e deliberar sobre tais políticas. Muitas vezes, é o Conselho Municipal de cada área que aprovará uma lei ou ação que o Estado queira tomar sobre determinado assunto.

Qual a importância dos Conselhos Municipais de Educação?

Os conselhos municipais de educação exercem papel de articuladores e mediadores das demandas educacionais junto aos gestores municipais e desempenham funções normativa, consultiva, mobilizadora e fiscalizadora.