A tecnologia está tão inserida nos nossos dias, que até parece parte do nosso DNA. O avanço tecnológico é tão rápido que há 10 anos, por exemplo, muitas das coisas que usamos hoje, que parecem nativas, não existiam.
Isso levanta várias questões a partir das abordagens que fizemos, que queremos compartilhar com você e incentivá-lo a participar, seja deixando comentários aqui neste post, ou nas publicações que estaremos colocando no Facebook e Linkedin, ou com a hashtag #debateIEBS no Twitter.
O teletrabalho, alinhado às tecnologias exponenciais, estará mais forte no futuro, abrindo mais rotas comerciais e possibilitando outras maneiras de entrega de produtos, de gestão de pedidos e de prestações de serviços a nível global.
Temos produtos e aplicativos que mudaram a maneira como nos comunicamos; Telefones celulares, Skype ou WhatsApp, são exemplos claros de como é mais fácil do que nunca estar conectado à distância de forma rápida, fácil e barata.
Além delas, a popularização de aplicativos de mensagens instantâneas, como Whatsapp ou Telegram, que se torna basicamente comunicação oficial para assuntos pessoais ou profissionais, sendo os aplicativos mais baixados dos últimos tempos.
o avanço da tecnologia de certa forma ajuda a alguns, e prejudicam aqueles que não usam de forma correta, antes as coisas eram mais dificil por falta do acesso da tecnologia,e hoje as pessoas estão mais aberta pra conversa com outras a qualquer hora a saber de eventos e etc.
Mas nem tudo que reluz é ouro e, às vezes, as coisas acontecem como uma startup que, a priori, parece não recompensar nenhum esforço e estagnar o desenvolvimento da aprendizagem. O século 21 se encontra diante de um panorama muito dividido, e seu maior desafio será enfrentar os danos colaterais de certos avanços.
Por exemplo, a famosa síndrome do túnel do carpo, uma lesão que, antes de existirem computadores, afetava apenas os idosos, mas agora pode afetar qualquer pessoa que use um mouse. O chamado “dedo de blackberry“, exagerado pelos smartphones, antes conhecido como artrite das costureiras, vem do hábito de digitar, uma ação que sobrecarrega o nosso polegar.
Lifelong Learning" title="Lifelong Learning" />
Em muitos, casos a necessidade coberta pelas tecnologias é a mesma coberta pelos “velhos” produtos, simplesmente com melhorias… Os telefones vêm diminuindo de tamanho, a velocidade de conexão vem aumentando e as chamadas entre continentes não custam mais um rim graças ao Wi-Fi, entre outras coisas.
No Brasil, já são mais de 100 mil carros híbridos e elétricos, com cerca de 31% de aumento de aquisição só em 2022, segundo a Associação Brasileira de Veículo Elétrico.
O uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir dificulta a conciliação do sono, ou dispositivos eletrônicos para escutar música com fones de ouvido nos expõem a um perigo para nossa audição.
Ou seja, muitos trabalhos humanos — de médicos a artistas — provavelmente desaparecerão ou se transformarão nos próximos anos. E com o desaparecimento de algumas profissões, novos cargos irão surgir.
A superclass com Yuval Noah Harari certamente trouxe ideias que você nem imaginava, não é mesmo? Já pensou ampliar ainda mais o seu conhecimento e ter acesso direto às mentes mais brilhantes do Brasil e do mundo? Na Pós PUCPR Digital isso é possível.
Isso pode ser feito por meio do ensino formal ou do informal, haja vista a tendência de valorizar as competências técnicas e comportamentais do profissional bem mais do que o diploma em si.
É impossível negar que a tecnologia veio para facilitar a vida de todos, com a praticidade para resolver questões complexas e até as mais simples. Ela está inserida em basicamente tudo o que fazemos, do trabalho ao lazer, do profissional ao pessoal, mostrando um impacto positivo na transformação digital.
Por um breve momento, imagine a sua vida sem WhatsApp. Você lembra como era falar com alguém antes dele? O que hoje as pessoas não conseguem viver sem, anos atrás era feito de outra maneira.
A questão que surge é: esta aplicação é realmente necessária e útil, ou é um avanço que, a longo prazo, será prejudicial para o desenvolvimento da aprendizagem? O último grande avanço que foi feito em termos de cálculo foi a própria calculadora. No entanto, as calculadoras não escolhem para você a fórmula que você deve usar para resolver o problema, é você quem deve desenvolvê-lo e usar sua ajuda para resolver os diferentes passos do problema. O Photomath, por outro lado, dá a você todo o trabalho feito e, embora o processo possa ser consultado, quantos usuários acabarão olhando para ele, em vez da solução final?
4 efeitos negativos que podem ser causados pela tecnologia
Vantagens e desvantagens da inteligência artificial: o lado ruim
Pontos Positivos e Negativos em relação ao uso da Tecnologia no Processo de Ensino-Aprendizado
6 pontos negativos da tecnologia na educação
Um curso fornecido pela EAD necessita de muita dedicação por parte do aluno, uma vez que geralmente são poucas aulas por semana e para compensar a falta de aulas o curso exige uma grande quantidade trabalhos complexos e discussões, se o aluno não se empenhar ele não absorverá o conteúdo e ira se prejudicar no curso.
Outros pontos positivos da globalização são o combate à inflação, desenvolvimento tecnológico, investimento estrangeiro, maior acesso a produtos importados, melhoria no relacionamento entre países e também a possibilidade de trocas culturais.
De toda forma, considera-se que o principal entre os problemas da globalização é uma eventual desigualdade social por ela proporcionada, em que o poder e a renda encontram-se em maior parte concentrados nas mãos de uma minoria, o que atrela a questão às contradições do capitalismo.
A globalização econômica permitiu que muitos produtos de determinado país fossem consumidos no outro. O acesso a mercadorias de outros lugares ficou ainda mais fácil. Além de claro, a distância ficou menor, facilitando vários processos. Pode-se destacar que na maioria das vezes existe um menor preço médio dos produtos.
Resposta. As vantagens são da globalização é q ela gera empregos, investiemtos externos, traz tecnologias, melhora a relação do país com os outros países, ajuda o país a participar das trocas cormeciais internacionais, traz cultura de outros lugares.
Resposta. Resposta: Entre as vantagens, podem ser mencionados produtos mais baratos para os mercados dos países do bloco; redução ou eliminação de tarifas de importação; maior mobilidade dos cidadãos entre os países do bloco; e redução das taxas alfandegárias e dos custos de produção.
Chama-se de globalização, sob o ponto de vista jurídico, o deslocamento da capacidade de formulação de definição e de execução de políticas públicas, antes radicada no Estado-nação, apara arenas transnacionais ou supranacionais, decorrentes da globalização econômica e de seus efeitos sobre a extensão do poder soberano.
Diz-se das diversas facetas que compõem uma certa cultura. Os aspectos culturais que formaram você são diferentes dos meus.