Essas aberturas no diafragma permitem que a veia cava inferior, o esôfago, os nervos vagos, a aorta descendente e outras estruturas passem através delas. Existe uma certa condição patológica denominada hérnia de hiato, quando parte do estômago se projeta do abdome (abdómen) para o tórax através do hiato esofágico.
Diafragma é um termo utilizado para nomear um músculo localizado entre a cavidade torácica e a abdominal. Esse músculo é extremamente importante para o processo respiratório.
A Eventração Diafragmática (ED) é definida pela ocorrência de elevação total ou parcial da cúpula do diafragma associada à perda de mobilidade, fazendo com que o músculo deixe de contribuir para a ventilação pulmonar.
Dor de origem diafragmática: A dor torácica pode também ser decorrente de disfunções diafragmáticas. O diafragma é um músculo plano e abaulado que contrai gerando uma pressão negativa dentro da caixa torácica, possibilitando “sugar” o ar para dentro dos pulmões.
O sistema digestório. O sistema digestório está quase todo nessa região do corpo humano (à exceção da boca e do esôfago, que fica no tórax. No abdome, o fígado do fica do lado direito, na parte superior do abdome, logo abaixo do diafragma.
Saiba mais sobre a dor nos flancos, aquela dor lateral que acontece depois de um exercício físico. Ao realizar uma corrida ou algum tipo de treino, muitas vezes sentimos uma dor na região lateral do nosso corpo, logo abaixo das costelas. Essa dor é popularmente chamada de “dor nos flancos” ou, ainda, “dor lateral”.
O abdômen (abdome/abdómen) é a região do corpo localizada entre o tórax e a pelve. A sua abertura superior está voltada para o tórax e é cercada pelo diafragma.