A seguir listamos os 3 principais tipos de dietas, apesar, de dentro delas existirem uma variedade, a base principal na hora de se pensar em um regime deve seguir essa linha de pensamento. Confira!...Tipos de dieta para emagrecer
DIETAS TERAPÊUTICAS - como o próprio nome diz, são dietas destinadas à terapias (tratamentos), onde são necessárias alterações dos nutrientes presentes, reduzindo sua quantidade (DIETA HIPOPROTEICA = poucas proteínas), aumentando (DIETA HIPERPROTEÍCA = muitas proteínas) ou ainda excluindo alguns nutrientes (DIETA ...
São dietas com alto nível calórico, voltadas para pessoas que tem dificuldade em ganhar peso. O principal objetivo dessas dietas é combater a desnutrição, geralmente são compostas por alimentos ricos em carboidratos, como massas pães e gorduras boas (azeite, ômega 3, peixe, nozes, etc.).
As dietas especiais são aquelas pensadas para pessoas com alguma restrição alimentar, seja por uma patologia ou por opção.
A dieta líquida pode ser uma solução para quem deseja emagrecer (emagreça com o Tecnonutri) rápido, é possível eliminar até 2 kg em apenas dois dias. Mas, apesar do cardápio rígido, o regime também elimina as toxinas do corpo e mantém a disposição.
É indicada para preparo de exames (colonoscopia e enema opaco) e preparo de cirurgias do trato gastrointestinal. Permitido alimentos líquidos claros e translúcidos ou que liquefazem na boca, de baixo teor calórico, isenta de leite e derivados e fibras.
São preparações de consistência espessada, constituída de líquidos e alimentos semissólidos, para propiciar repouso digestivo ou quando alimentos sólidos são mal tolerados. Algumas instituições adotam esta dieta com a nomenclatura de dieta leve.
ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL – DIETA HIPOGORDUROSA. Indicação: tratamento de doenças hepáticas, pancreáticas, vesícula biliar, como pancreatite crônica, crohn com má absorção de gordura, ressecções intestinais, e em síndromes de má absorção. ALIMENTOS A SEREM EVITADOS: Leite integral, iogurte integral.
Dieta Pastosa Os pacientes que estão no pós-operatório podem consumir purês, papa de arroz, polenta, legumes esmagados como abóbora, chuchu e beterraba, caldo de feijão, carnes magras desfiadas e ovo mole, mexido ou em forma de omelete.
Os líquidos são bem variáveis como água, água de coco, sucos diluídos e chás claros como de hortelã e camomila, gatorade, caldos ralos de carne ou legumes. O ideal é que o paciente beba cerca de dois litros de líquido por dia para manter a hidratação, desde que seja fracionado e em pequenos goles e com intervalos.
Após a cirurgia bariátrica, a recomendação de água é a mesma, mas é preciso ter cuidado com o volume de líquido ingerido, considerando o novo tamanho do estômago. O ideal é tomar água de uma forma mais fracionada, com menor volume por vez. Quem tem dificuldade em tomar água, pode optar pela água gelada ou aromatizada.
E, além disso, através do protocolo do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos – GCBV é necessário uma semana antes da cirurgia o paciente seguir uma dieta totalmente líquida para otimizar essa perda de peso, e em alguns casos diminuir a esteatose hepática ( gordura no fígado).
Os 5 cuidados antes da cirurgia bariátrica que todo paciente deve adotar