Já dentre as desvantagens da energia geotérmica, podemos citar: a) Eventual afundamento do terreno. Apesar de não desgastar o solo, as centrais geotérmicas podem desgastar as áreas internas da crosta, podendo provocar eventuais abalos na superfície.
Vantagens e desvantagens da Biomassa
Vantagens
Vantagens: Não necessita de muita mão de obra, matéria-prima com mais de 300 produtos, facilidade de armazenamento e transporte. Desvantagens: Produz poluição atmosférica, exaustão das jazidas, fonte esgotável de energia e degradação do meio ambiente.
A força gravitacional do Sol e da Lua interferem nas marés (mudanças no nível do mar). Seu potencial energético tem sido utilizado desde o século XI, na costa da Inglaterra e da França, para a movimentação de pequenos moinhos. Quando afuniladas em baías, as marés podem atingir até 15 metros de desnível.
- Ela é renovável, ou seja, nunca acaba. - É uma energia limpa, ou seja, não gera poluentes para o meio ambiente. - Baixo custo de manutenção dos equipamentos usados. - É uma excelente fonte de energia em locais não atendidos por outras fontes de energia.
Os acidentes são devidos à liberação de material radioativo de dentro do reator, ocasionando a contaminação do meio ambiente, provocando doenças como o câncer e também morte de seres humanos, de animais e de vegetais.
Contaminação pelos rejeitos da produção de energia nuclear: Um dos principais impactos causados por esse tipo de produção é a contaminação pelos rejeitos radioativos, que permanecem nocivos ao meio ambiente por milhares de anos.
Os rejeitos de usinas nucleares são colocados em recipientes especiais e descartados em locais com revestimento de concreto, devendo permanecer confinados por um período longo que varia de 50 a 300 anos. No Brasil, este tipo de descarte é realizado nas mineradoras e em institutos energéticos.
Nesses locais, o lixo nuclear deve ficar isolado por períodos que variam de 50 a 300 anos. Por sua vez, resíduos de alta radioatividade, como restos de combustível nuclear e rejeitos oriundos da extração de plutônio, devem ser colocados em piscinas de resfriamento junto aos próprios reatores das usinas.
Os resíduos dos reatores de usinas nucleares são depositados em contêiner de chumbo (elemento capaz de conter a radiação), e estes armazenados em câmaras subterrâneas de concreto expeço ou depositados no fundo do oceano. Mesmo processo é realizado com o lixo radioativo hospitalar.
Na maior parte das usinas do mundo (incluindo Angra I e Angra II), eles ficam armazenados em locais especiais construídos próximos às usinas mesmo, ao menos de maneira temporária, para depois serem transportados a locais de armazenamento para sempre.
Veja como pode ser feito o descarte correto do lixo Nuclear: Os rejeitos de usinas nucleares são colocados em recipientes especiais e descartados em locais com revestimento de concreto, devendo permanecer confinados por um período longo, que varia de 50 a 300 anos.
Atualmente, com Angra 1 e 2, a energia nuclear representa cerca de 3% da matriz energética do Brasil....Coordenadas: 23° 0' 26" S, 44° 27' 32" O.
No Brasil, existem duas usinas nucleares localizadas na Central Nuclear em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Chamadas de Angra 1 e Angra 2, as usinas são responsáveis pela produção de 3% da energia consumida no país. Uma terceira usina, Angra 3, começou a ser construída, mas ainda está longe de ser concluída.
O reator usado em Angra 1 e Angra 2 é chamado PWR, onde o processo de fissão é controlado com água pressurizada. É o tipo de reator mais utilizado no mundo. Já o reator de Tchernóbil usava grafite para controlar o processo. Depois de uma explosão de vapor, o grafite incendiou, enviando radioatividade para atmosfera.