EQST

Quais So As Regncias Que Ns Tivemos?

Quais são as regências que nós tivemos?

Os quatro períodos foram:
  • Regência Trina Provisória (1831)
  • Regência Trina Permanente (1831-1834)
  • Regência Una de Feijó (1835-1837)
  • Regência Una de Araújo Lima (1837-1840)

Qual a regência do verbo obedecer?

O verbo OBEDECER, por exemplo, é transitivo indireto; o correto, portanto, é “obedecer ao regulamento”.

Quem obedece obedece a algo ou alguém?

Quem obedece, obedece a alguém (quem) ou algo (o quê). “O estudante obedeceu às normas escolares” (a preposição aparece novamente para dar sentido a frase que mais uma vez fica formada por: sujeito + verbo transitivo + preposição a + objeto indireto).

Qual as regras de regencia verbal?

Regência Verbal
  • Chegar/ ir – deve ser introduzido pela preposição “a” e não pela preposição “em”. ...
  • Morar/ residir – normalmente vêm introduzidos pela preposição “em”. ...
  • Namorar – não se usa com preposição. ...
  • Obedecer/desobedecer – exigem a preposição “a”. ...
  • Simpatizar/ antipatizar – exigem a preposição “com”.
Mais itens...

Qual a regência do verbo responder?

Responder como verbo transitivo indireto Com apenas um complemento, o verbo responder é um transitivo indireto, cuja regência é feita com a preposição a, quer o complemento se refira a pessoas ou a coisas. Respondeu ao professor.

Qual é a regência do verbo assistir?

O verbo assistir será transitivo direto quando tiver significado de ajudar, auxiliar, prestar assistência, socorrer. ... O verbo assistir será transitivo indireto quando tiver significado de presenciar, comparecer, ver, estar presente, testemunhar, caber. Portanto, a preposição “a” será obrigatória!

Quem desobedece desobedece a alguém?

OBEDECER/DESOBEDECER Ambos os verbos classificam-se como transitivos indiretos, pois quem obedece, obedece a alguém, e quem desobedece, desobedece a alguém.

É preciso obedecer os pais?

Transformando o objeto indireto em pronome, temos para pessoa o pronome “lhe” (lhes) e para coisa, “a ele”, “a ela”, “a eles”, “a elas”: Os filhos devem obedecer aos pais: os filhos devem lhes obedecer.

Como identificar a regencia de um verbo?

Regência Verbal
  1. Assistir. a) com o sentido de ver exige preposição: ...
  2. Chegar. O verbo chegar é regido pela preposição “a”: ...
  3. Obedecer. O verbo obedecer é transitivo indireto, logo, exige preposição: ...
  4. Visar. a) com o sentido de objetivo exige preposição: ...
  5. Esquecer. ...
  6. Querer. ...
  7. Aspirar. ...
  8. Informar.
Mais itens...•28 de jan. de 2021

Como descobrir a regencia de um verbo?

Para saber se a oração que você está analisando se trata de uma regência verbal sem preposição, ou seja, com objeto direto, a pergunta para o termo regente — ou seja, o verbo — será “o quê” ou “quem”. Assim, o termo regido será acompanhado apenas por artigo quando for necessário.

O que é regência verbal resposta?

A regência verbal é a relação entre um verbo (termo regente) e um complemento (termo regido). Esse complemento pode ser preposicionado ou não.

Qual a regência do verbo responder quando possui o sentido de dar resposta dizer ou escrever em resposta de outro exemplo?

b) Quando o verbo responder possui o sentido de “replicar”, “retorquir”, é um verbo transitivo que pede, normalmente, um objeto indireto: Exemplo: O escritor respondeu às críticas.

Qual o sentido do verbo obedecer?

O verbo obedecer é um verbo transitivo indireto, estabelecendo regência com a presença obrigatória da preposição a: obedecer a alguém ou obedecer a alguma coisa. Obedecer indica o ato de cumprir ordens, de se submeter à vontade dos outros ou de atender a alguma coisa.

Quem simpatiza simpatiza com?

Nos sentidos de ter "Simpatia", sentir afeição ou tendência, o verbo simpatizar é Transitivo Indireto, juntamente com a preposição com: Há mulheres com quem não simpatizamos. Simpatizo muito com aquele garoto.

Porque eu tenho que obedecer meus pais?

A razão mais importante para você obedecer aos seus pais é porque Deus mandou. Como o próprio verso diz, os nossos pais têm autoridade sobre nossa vida e devemos respeitar isso. ... Nossos pais têm a responsabilidade de nos alimentar, dar banho, cuidar e, assim, vamos crescendo.