EQST

O Que A Regulaço De Sinistro?

O que é a regulação de sinistro?

É o processo de exame das causas e circunstâncias de algum sinistro avisado. Com ele, é apurado se o que houve está coberto pela apólice e se todas as obrigações legais e contratuais foram cumpridas pelo segurado.

O que é sinistro Susep?

Trata-se da ocorrência de um fato que provoca a perda do direito do segurado à indenização, ainda que, a princípio, o sinistro seja oriundo de um risco coberto, ficando, então, a seguradora isenta de qualquer obrigação decorrente do contrato. ... Pagar o prêmio é uma das principais obrigações do segurado.

O que é circular Susep?

Dispõe sobre a aceitação da proposta e sobre o início de vigência da cobertura, nos contratos de seguros e dá outras providências.

Qual o prazo legal para uma seguradora se pronunciar sobre a aceitação ou não de um seguro?

A Seguradora deverá se pronunciar, no prazo de até 3 (três) dias úteis, após o recebimento da comunicação, sobre a aceitação ou não do risco proposto. A ausência de manifestação, por escrito, da Seguradora, caracterizará a aceitação tácita do risco proposto.

Como ser um regulador de sinistros?

O processo de regulação de sinistro é um ritual padrão e sem mistérios:
  1. O Segurado envia à Seguradora um Aviso de Sinistro;
  2. Em seguida, é feito uma apuração de danos que busca comprovar os danos e o que aconteceu;
  3. Depois uma análise de todos os laudos e verificação das apólices do seguro e daquilo que não é coberto;
Mais itens...•26 de ago. de 2019

O que é um processo de sinistro?

O processo de avaliação do sinistro inclui: apuração de danos, onde se procura levantar causa, natureza e extensão das avarias, podendo ser feito mediante a vistoria, registros policiais e outros; regularização, onde se analisa se o evento está coberto ou não e definir quem será o beneficiário e qual o valor da ...

Quem rege as seguradoras?

A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Economia, foi criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966.

Quando uma seguradora deve fazer a comunicação negativa?

“Art. 769. O segurado é obrigado a comunicar ao segurador, logo que saiba, todo incidente suscetível de agravar consideravelmente o risco coberto, sob pena de perder o direito à garantia, se provar que silenciou de má-fé.”

O que é um perito de sinistro?

O que o Perito de Sinistro faz? Elabora e verifica relatórios de veículos sinistrados, realiza vistoria para constatação de danos entre segurados e controla as coberturas das apólices, assegurando a execução dos reparos necessários.

Quais as atribuições atuais do CNSP?

Dentre as funções do CNSP estão: regular a constituição, organização, funcionamento e fiscalização dos que exercem atividades subordinadas ao SNSP, bem como a aplicação das penalidades previstas; fixar as características gerais dos contratos de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro; estabelecer ...