Em virtude desse seu trajeto, distinguem-se duas partes do ureter: abdominal e pélvica. Os ureteres são capazes de realizar contrações rítmicas denominadas peristaltismo. A urina se move ao longo dos ureteres em resposta à gravidade e ao peristaltismo.
Basicamente, a medula consiste em 8 a 18 estruturas cuneiformes, as pirâmides renais. As pirâmides renais são agrupamentos de ductos que coletam a urina formada nos néfrons. A base das pirâmides é voltada para o córtex e o ápice para a medula. No vértice de cada pirâmide localiza-se a papila renal.
Membrana Fibrosa: É a camada externa. É formada por tecido conjuntivo denso. É resistente e ela pode ser reforçada por faixas fibrosas mais espessas que são os ligamentos capsulares.
A cápsula articular é uma membrana conjuntiva que envolve a articulação sinovial como um manguito. Apresenta-se com duas camadas: a membrana fibrosa (externa) e a membrana sinovial (interna). A primeira é mais resistente e pode estar reforçada, em alguns pontos, por ligamentos, destinados a aumentar sua resistência.
As articulações, também chamadas de juntas, possuem duas funções principais: manter os ossos juntos e permitir a movimentação do esqueleto. ... Além de garantir a união do esqueleto, as articulações evitam também o desgaste dos ossos.
O sistema articular reúne as articulações do nosso corpo, que podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. O sistema articular é formado pelas articulações ou junturas. Essas estruturas podem ser definidas como o local de conexão existente entre dois ou mais ossos.
A cartilagem pode ser encontrada em diversas partes do corpo, tais como nariz, orelhas e discos intervertebrais. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O tecido cartilaginoso, também chamado de cartilagem, apresenta células distribuídas na matriz cartilaginosa.
É encontrada nos discos intervertebrais, sínfise púbica, em tendões e ligamentos na inserção de músculos. Essa cartilagem está sempre associada com tecido conjuntivo denso, apresenta acidofilia por conter grande quantidade de fibras colágenas tipo I, e apresenta pouca matriz extracelular.