O sedentarismo afeta a agilidade, o equilíbrio e os reflexos. Assim, idosos que não praticam atividades físicas têm maior risco de sofrer quedas e suas consequências, como fraturas. Além disso, a redução da massa muscular também deixa os ossos desprotegidos, o que eleva a chance de agravamento dos acidentes.
Resposta. Resposta: Atrofia muscular,problemas articulares , aumento da pressao arterial;, obesidade , aumento do colesterol e a diabete tipo 2.
Consequências do sedentarismo Atrofia muscular; Surgimento de doenças: diabetes tipo 2, hipertensão arterial e infarto do miocárdio; Acúmulo de gordura; Em alguns casos mais graves pode até levar à morte súbita.
Do ponto de vista de consumo de energia, o comportamento sedentário se refere à realização apenas de atividades que não aumentam o gasto de energia substancialmente acima do nível de repouso, tais como dormir, manter-se sentado e à frente da televisão, por exemplo.
O comportamento sedentário é hoje considerado um fator de risco para doenças cardiovasculares. E não basta ser ativo… [ler mais] O comportamento sedentário refere-se sobretudo à execução de uma atividade na posição de sentado, como por exemplo, ver televisão ou estar ao computador.
A recomendação da OMS é que os jovens de 5 a 17 anos devem acumular ao menos 60 minutos diários de atividade física de intensidade moderada a alta. A ideia é atingir esta meta realizando atividades distribuídas em períodos menores durante o dia (30 minutos pela manhã e mais 30 à tarde, por exemplo).
Acima de 5 anos e adolescentes até 17 anos – precisam de pelo menos 60 minutos de atividades físicas diárias de intensidade moderada a vigorosa.
Recomendações do tempo da atividade física por faixa etária Para quem tem de 18 a 64 anos, a OMS recomenda, por semana, 150 minutos de atividade moderada, ou 75 minutos de atividade intensa. Entre as alternativas estão caminhar, pedalar, fazer serviços domésticos, praticar jogos e esportes.
Quem está nessa faixa de idade deve praticar pelo menos 60 minutos de atividades físicas diárias, sejam moderadas (caminhada para a escola, jogos recreativos) ou intensas (corrida, jogos esportivos), somando 300 minutos de atividades físicas na semana.