Artesãos ; As cidades medievais se dedicavam, de preferência, à produção de manufaturas. ... Os mercados eram realizados nas cidades em um dia da semana ou vários. As feiras eram bem maiores, ocorriam duas ou três vezes por ano e envolviam mercadorias de vários lugares.
Havia os mercadores dos nobres que levavam as mercadorias diretamente para dentro do castelo ou das casas mais nobres. Atendiam a encomendas prévias em geral, ou seja "importavam" o que lhes era préviamente encomendado.
Os mercadores tinham como função principal viajar para regiões muito diversas e trazer desses lugares o que fosse mais necessário e mais interessante. ... Eram necessários ao mercador, por exemplo, conhecimentos náuticos, domínio de bússolas, astrolábios, orientação astronômica etc.
Basicamente, a função dos banqueiros era a de trocar moedas de diferentes países, como uma casa de câmbio hoje em dia. Inicialmente eles trabalhavam nas ruas, próximos ao comércio, utilizando pequenas mesas e/ou bancos, por isso o nome 'banqueiros'.
Os cambistas eram aqueles que realizavam o câmbio. Trocavam moedas por bens e produtos. Também trabalhavam com a letra de câmbio, que era o que comprovava o depósito de um valor e poderia se utilizado para realizar saques em outro local.
Historicamente, fala-se que o comércio surgiu a partir dos processos de trocas na antiguidade, quando determinados grupos trocavam suas produções por outros objetos de interesse. E a ideologia do comércio é justamente esta, trocar uma coisa por outra. Atualmente, trocamos produtos e serviços por dinheiro.
Atividade comercial é uma atividade econômica, órgão como do setor terciário, que tem por objetivo a compra e venda de bens e produtos. Por exemplo, uma loja de calçados, compra no atacado (grandes quantidades), para revendê-los no varejo, ou seja, ao consumidor final, que os adquire conforme suas necessidades.
Capacidade Jurídica para o exercício da atividade empresarial
Além dos fenícios, outros que também se destacaram na Antiguidade e realizaram trocas comerciais foram os chineses. Um dos seus produtos que mais chamava a atenção de outros povos era a seda. Não somente no Oriente Médio e na Ásia o comércio se desenvolveu. Na Europa, havia povos comerciantes, como os romanos.
As primeiras casas comerciais eram o centro de tudo: armazém, correio e até banco. No início da colonização, o intercâmbio comercial se resumia na troca de cereais por artigos ou por animais, dada a escassez de moeda e das dificuldades de transportar os produtos. O lombo dos muares era o transporte de mercadorias.