O que uma crase exemplos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.
Tem crase antes da palavra mesma?
Haverá crase antes dos pronomes que aceitarem o artigo, tais como: mesma, própria... Eu me referi à mesma pessoa.
Em que casos ocorre a crase?
Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
O que é crase na língua portuguesa?
A crase é um fenômeno fonético ( ` ) que representa a junção da preposição “a” com o artigo feminino “a”. ... Além disso, pode haver crase também na combinação da mesma preposição com pronomes demonstrativos que se iniciem com a letra “a”.
O que é a crase e suas principais regras de uso?
A crase (`) serve para evitar a repetição a + a nas situações em que precisamos utilizar “a”, com a função de vogal, juntamente com “a”, com a função de preposição (a + a = à).
Onde não ocorre a crase?
7 casos em que a crase não ocorre de jeito nenhum, nunca mesmo, jamais
Antes de substantivo masculino. ...
Antes de verbos. ...
Antes de pronomes pessoais, interrogativos e indefinidos. ...
Em expressões com palavras repetidas. ...
Antes de pronomes de tratamento. ...
Antes de numerais cardinais e distância não determinada.
Quais pronomes não aceita crase?
Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.
Quando se usa crase na frase?
5 dicas simples sobre o uso da crase
A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas. ...
Lembre-se de utilizar a crase em expressões que indiquem hora. ...
Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
A crase, na maioria das vezes, não ocorre antes de palavra masculina.
Quando não se usa crase?
Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos: 1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ... 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):
Como as crase?
A crase caracteriza-se como a fusão de duas vogais idênticas, relacionadas ao emprego da preposição “a” com o artigo feminino a (s), com o “a” inicial referente aos pronomes demonstrativos – aquela (s), aquele (s), aquilo e com o “a” pertencente ao pronome relativo a qual (as quais).
Como usar sinal de crase?
Acento grave (`) é o sinal que indica a crase (a + a = à). Para haver crase, é necessário que existam dois “aa”....O primeiro a é preposição; o segundo pode ser:
artigo definido (a/as): ...
pronome demonstrativo (a/as): ...
vogal a inicial dos pronomes aquele, aqueles, aquela, aquelas e aquilo:
12 Dec 2012
Como usar a crase no Teclado?
Crase: aperte Option e “`” juntos, solte as teclas e então aperte a tecla da letra que quer acenturar: à, è, ì, ò, ù. Apertar as teclas Shift e Option juntas desbloqueia todos os tipos de caracteres adicionais.
Quando não ocorre crase exemplos?
Antes das palavras Casa e Terra… Quando Casa estiver com sentido de “lar, moradia, domicílio” e Terra quando se opor a “bordo”. Exemplo: Chegou cedo a casa. / Deixei o barco e fui a terra.
Quanto à não tem crase?
Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei. Quanto a esse assunto, nada sei.
Quando não cabe crase?
Há certas construções em que ele não cabe, pois falta metade: um dos “a + a” não comparece. Por exemplo, o artigo definido feminino “a” não pode ser usado em determinadas situações, o que, por exclusão, nos leva ao raciocínio de que o “a” da construção é apenas a preposição “a”.
Tem crase diante de pronome possessivo?
06) Diante de pronomes possessivos femininos [minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s)],é facultativo o uso do artigo, então, quando houver a preposição a, será facultativa a ocorrência de crase.