Há três tipos de sistemas verticais de marketing: o corporativo, o administrado e o contratual. ... Este sistema é indicado para empresas que necessitam de grande controle sobre seus canais. Juntamente com este controle a empresa deve possuir recursos e experiência para administrar todo o canal com eficiência.
No marketing vertical, os clientes-alvo são de duas empresas diferentes e de setores distintos. Já no marketing horizontal, as empresas envolvidas são similares com linhas de produtos parecidos, além de estarem no mesmo setor. E assim, como estão na mesma indústria, estão atendendo ao mesmo mercado.
Um canal de distribuição vertical é a tradicional transferência de responsabilidades de um segmento da cadeia de suprimentos para o seguinte, como um bastão em uma corrida de revezamento.
Um canal de distribuição híbrido é aquele em que a empresa utiliza intermediários, mas assume parte do processo de contato com seus clientes. Ele ocorre, por exemplo, quando a empresa faz a divulgação direta de seus produtos (na internet, por exemplo), mas indica os distribuidores autorizados a fazer a venda física.
O conceito de multicanal não é novidade. A maioria das empresas oferece aos clientes, além da loja física, outros meios de vendas/contato: porta a porta, TV, catálogos, televendas, chat etc. ... Assim, o consumidor trafega pela loja física e online, vê a concorrência e busca opinião de outros consumidores.
CANAL DIRETO (DIRECT CHANNEL) É quando a sua própria força de vendas vende ao cliente. ... A movimentação até o cliente pode ser diretamente da fábrica, ou o produto pode passar por uma rede de distribuição pertencente à sua empresa. As informações dos pedidos deste canal podem ser transmitidas por meio eletrônico.
No sistema de distribuição direta, a venda ao público-alvo acontece sem a participação de intermediários. Ou seja, a indústria comercializa e distribui seus produtos diretamente aos consumidores finais, sem intermediários. A venda pessoal e o marketing direto são as principais modalidades de distribuição direta.
Uma das principais diferenças entre a venda direta e indireta, portanto, está na distribuição. No caso da direta, o produto vai do fabricante para o consumidor, sem intermediação. Na indireta existe um intermediário no ciclo.
A distribuição física está ligada à movimentação do produto, enquanto o canal de distribuição é a intermediação do produto. A distribuição compreende as operações de transporte e entrega com o objetivo de suprir os pontos de venda e outros canais, após o processo de produção.
A Distribuição Física pode variar sua forma de atuar por causa do mercado, assim, temos: Distribuição Física para mercado de clientes finais, Distribuição Física para mercado de indústrias e Distribuição Física para mercado de intermediários.
A distribuição física deve garantir que os bens cheguem ao destino em boas condições comerciais, oportunamente e a preços competitivos. Estas atividades incluem o fretamento do transporte, armazenagem, movimentação de materiais, empacotamento de proteção, e controle de estoque.
O sistema de distribuição inclui o transporte, a operação de movimentação e as atividades de estocagem desde o fornecedor até o cliente. ... As operações de carregamento são influenciadas por fatores como: pessoal, equipamentos disponíveis, equipamentos de transporte, característica do material a ser carregado, etc.
O sistema de distribuição de medicamentos (SDM) deve acolher a todas as áreas da instituição onde sejam consumidos medicamentos, sendo providos de segurança e controle. No entanto, esses sistemas são aplicados de acordo com a logística hospitalar, no qual cada um contém suas características, vantagens e desvantagens.