Um maquinista é um profissional que se ocupa da condução e manutenção de máquinas. O termo aplicava-se tradicionalmente aos operadores de máquinas a vapor marítimas e ferroviárias.
Em geral, esses trens não dispõem de uma locomotiva separada, pois os vagões são dotados de motores elétricos na parte de baixo. O maquinista fica no vagão da frente. Os trens de carga são compostos de locomotivas e vagões de carga.
Os maquinistas são os profissionais ferroviários que se ocupam da condução e operação geral de comboios ferroviários ou locomotivas.
Em geral, maquinista - o veículo que o metrô utiliza é um trem.
O curso é totalmente gratuito, e será realizado em período noturno para que os profissionais que já estejam no mercado de trabalho também possam participar. Ensino Médio Completo; Ser maior de 18 anos, para o sexo masculino obrigatória apresentação da dispensa militar/Certificado de Reservista.
Na maioria dos casos, o sistema funciona por motores elétricos. Além dos trilhos que conduzem os vagões, existe o que comumente é conhecido como terceiro trilho, por onde passa a tensão que energiza os trens, através de uma peça de metal acoplada aos vagões, que recebem a energia e fazem girar os motores.
Nas estações, o tempo de parada do metrô é apenas o suficiente para desembarque e embarque de passageiros, sendo de 1 minuto ou menos. A velocidade média dos trens é de aproximadamente 40 Km/h, chegando a 70 Km/h entre as estações (velocidade máxima).
2.
2.