Os incas foram uma importante civilização pré-colombiana que desenvolveu um vasto império na região andina. O Império Inca estendia-se por territórios que atualmente correspondem à parte da Colômbia até o norte do Chile e Argentina.
Viracocha, Wiracocha ou Huiracocha (em quíchua: Apu Kun Tiqsi Wiraqutra) é a divindade invisível, criadora de toda a cosmovisão inca, considerado como o esplendor original, o Senhor, Mestre do Mundo, sendo o primeiro deus dos antigos tiahuanacos, que provinham do lago Titicaca, de cujas águas teria surgido (senão da ...
Quem escolhia esse caminho subia ao Paraíso. O deus inca Viracocha surgiu das águas do lago Titicaca para criar uma raça de gigantes. Mas a tentativa fracassou. Depois, usou seixos para criar a humanidade.
Viracocha criou o universo, sol, lua, e as estrelas, o tempo (por comandar o sol se mover sobre o céu) e a civilização. Ele era adorado como deus do sol e das tempestades e sempre é representado usando o sol como coroa, com raios em suas mãos, e lágrimas descendo dos olhos como chuva.
No caso da mitologia inca, o astro é representado por Inti. Basicamente, ele era o deus mais importante de sua religião, o deus Sol.
Ele também era o deus patrono do sacerdócio asteca, da aprendizagem e do conhecimento. Quetzalcoatl foi um dos vários deuses importantes no panteão asteca, junto com os deuses Tlaloc, Tezcatlipoca e Huitzilopochtli.
A serpente de duas cabeças, considerada obra-prima do mosaico asteca, era um ornamento peitoral usado, possivelmente, em ocasiões cerimoniais por um chefe religioso ou político. A peça foi esculpida em madeira e recoberto com mosaico de turquesa colada com resina de pinho e copal.
Os astecas acreditavam que viviam sob o sol de Quetzalcoatl, o deus serpente emplumada, deus da criação, da aprendizagem e do vento. O sol se move levado por sua respiração. Quando os guerreiros morrem, suas almas se transformam em raras aves emplumadas e voam para o sol.