Teratoma maduro A cirurgia pode ser feita por via aberta (laparotomia) ou por laparoscopia. A cirurgia tem como objetivo impedir que surjam complicações e evitar os raros casos em que há transformação maligna do teratoma. A recorrência do tumor após a cirurgia é incomum.
Atualmente, faz-se por videolaparoscopia, retirando-se apenas o cisto, e preservando ovário. Em raros casos, ovário pode também ser retirado.
O cisto dermoide, também chamado de teratoma dermoide, é um tipo de cisto que pode ser formado durante o desenvolvimento fetal e é formado por restos celulares e anexos embrionários, possuindo cor amarelada e podendo também ter pelos, dentes, queratina, sebo e, mais raramente, dentes e cartilagem.
O valor do procedimento varia de acordo com o hospital e características do paciente. Em geral, essa cirurgia pode custar entre 10 e 60 mil reais.
Seu tamanho varia entre 3 e 4 cm e pode se romper durante o contato íntimo, mas não é necessário tratamento específico.Se houver dor intensa, queda da pressão e batimento cardíaco acelerado, pode ser necessário retirar através de cirurgia por laparoscopia.
A histerectomia é um procedimento cirúrgico e, como tal, apresenta complicações como hemorragia e infecção, além de riscos relacionados a medicamentos usados na anestesia. Outras possíveis complicações são lesões no intestino, bexiga, ureter e infecção urinária.
Dependendo do tipo de cirurgia realizada e da gravidade da doença, o tempo de recuperação desta cirurgia pode variar em torno de 3 a 8 semanas.