EQST

Quais Os Tipos De Poder Social?

Quais os tipos de poder social?

Poder legítimo: poder de um indivíduo ou de um grupo, graças à posição que ocupa dentro de uma organização ou sociedade. O poder legítimo confere uma autoridade formal delegada a quem o exerce. Poder de referência: habilidade de certos indivíduos para persuadir ou influenciar os demais.

Quais os três tipos de poder social?

Explique os três tipos de poderes: econômico, ideológico e político.

Que é o poder?

A palavra poder vem do latim potere, e seu significado remete-nos à posse de capacidade ou faculdade de fazer algo, bem como à posse do mando e da imposição da vontade.

O que é o poder como ele é conquistado e como seu uso se manifesta?

Podemos dizer que o poder é o domínio sobre algo, geralmente mantido por uma hierarquia. A conquista pode se dar por vários fatores sociais e históricos. No entanto, o poder se manifesta através do domínio e opressão daqueles que não têm poder.

O que é saber constituído segundo Foucault?

Um saber é aquilo que podemos falar em uma prática discursiva que se encontra assim especificada: o domínio constituído pelos diferentes objetos que irão adquirir ou não um status científico. O saber também é o espaço em que o sujeito pode tomar posição para agir dentro do discurso.

O que são regimes de verdade?

Deste modo, por regimes de verdade se compreende uma forma de organização daquilo que se diz a partir de um conjunto de regras que apoiam o que é da ordem do verdadeiro.

O que são micro poderes?

micropoder é a mecânica de poder que se expande por toda a sociedade, assumindo as formas mais regionais e concretas, investindo em instituições·, tomando corpo em técnicas de dominação.

Como Deleuze vê o poder?

Para Deleuze (2014 [1986]), poder refere-se a relações de forças. Relações de poder, tomadas no singular, é sinônimo de relações de forças, tomadas no plural. ... A força ocupa lugar tão central no pensamento de Nietzsche, que se considera que o objeto da genealogia é a própria força (DELEUZE, 1976 [1962]).

O que é a genealogia do poder?

Utilizado pelo filósofo francês Michel Foucault (1926-1984) em suas reflexões sobre as tecnologias e dispositivos de saber-poder, o método genealógico consiste em um instrumental de investigação voltado à compreensão da emergência de configurações singulares de sujeitos, objetos e significações nas relações de poder, ...

Qual a diferença do Macropoder para o micropoder apontada por Foucault?

Em resumo seria isso: No macropoder, as pessoas não tem liberdade de seus corpos em razão da força opressora estatal que é reproduzida de modo a assujeitar as pessoas ao estado de dominação e alienação enquanto que no micropoder, essa opressão é reproduzida entre as próprias pessoas como se fosse na lógica do empregado ...

Qual a diferença entre macro física e microfísica do poder?

A diferença entre macrofísica e microfísica do poder, conceitos de Michel Foucault, é que a microfísica do poder manifesta as relações de poder entre os indivíduos e pequenos grupos da sociedade. ... Já a macrofísica do poder é aquela que ocorre e afeta um grande número de pessoas.

O que é genealogia no contexto filosófico?

A Genealogia é um procedimento criado por Nietzsche para unir a história e a filosofia, sem estabelecer uma relação de submissão entre as duas.

O que é genealogia no contexto filosofico?

A genealogia é uma ciência voltada para a pesquisa da história das famílias, sua linhagem e ascendência. A genealogia é uma ciência que estuda a origem, evolução e disseminação das várias gerações de uma família.