Qual O Conceito De Hipertextualidade?

Qual o conceito de hipertextualidade

O hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Esses nós são conteúdos apresentados em palavras, imagens, gráficos, sequências sonoras, textos mais complexos, que, por sua vez, podem se configurar em novos hipertexto. Nesta matéria, você aprenderá um pouco mais sobre o assunto!

Agora que você já sabe o que é um hipertexto e já viu exemplos reais de hipertexto talvez você queira aprender um pouco mais sobre alguns conceitos que circunscrevem este recurso. Vamos lá?

O hipertexto ocorre apenas na Internet?

As principais características do hipertexto incluem a intertextualidade, velocidade, precisão, interatividade, organização multilinear, transitoriedade, estrutura em rede, dinamismo e acessibilidade.

A intertextualidade é o nome que se dá à relação que é estabelecida quando, em um texto, o autor cita outro texto. Esse é um fenômeno “dialógico” entre dois ou mais textos, os quais podem ser verbais, não-verbais ou mistos. Importa ainda lembrar que esta relação pode ser estabelecida de forma direta (quando há uma menção explicita a outro texto) ou indireta (quando não há referência explicita a outro texto).

Nesse sentido, importa ainda destacar que o hipertexto caracteriza-se como um processo de escritura/leitura eletrônica, multilinearizado, multisequencial e indeterminado, que introduz um novo espaço de escrita, o qual é caracterizado como “escrita eletrônica”, tendo em vista a sua tecnologia de base. Todavia, os estudos da linguagem apontam que o hipertexto existia mesmo antes da internet. Nos livros, as notas de rodapé, por exemplo, são consideradas hipertextos.

Histórico

Histórico

O hipertexto, entretanto, coloca para o ser humano novos desafios em relação à prática leitura. Por este motivo, é importante conhecer o que ele é, bem como aprender conceitos circunscritos a ele.

Agora você já sabe que esse conjunto é uma escritura eletrônica não-sequencial e não-linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a um número quase sem limite de outros textos, que tem como principais características a não-linearidade, o caráter fragmentário, as conexões ilimitadas, a multisemiose e a interatividade.

A história da criação

Existem controvérsias a respeito do conceito de hipertexto, incluindo a sua vinculação obrigatória ou não com a Internet. De acordo com alguns autores, o hipertexto ocorre apenas nos ambientes digitais; já outros estudiosos defendem que a representação hipertextual da informação não depende do meio, podendo ocorrer no papel, por exemplo, como no caso de uma enciclopédia, que permite o acesso não-linear aos verbetes.

1.

O hipertexto refere-se à escritura eletrônica não sequencial e não linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a um número praticamente ilimitado de outros textos a partir de escolhas locais e sucessivas, em tempo real. Assim, o leitor tem condições de definir interativamente o fluxo de sua leitura a partir de assuntos tratados no texto sem se prender a uma sequência fixa ou a tópicos estabelecidos por um autor. Trata-se de uma forma de estruturação textual que faz do leitor simultaneamente coautor do texto final. O hipertexto se caracteriza, pois, como um processo de escritura/leitura eletrônica multilinearizado, multisequencial e indeterminado, realizado em um novo espaço de escrita. Assim, ao permitir vários níveis de tratamento de um tema, o hipertexto oferece a possibilidade de múltiplos graus de profundidade simultaneamente, já que não tem sequência definida, mas liga textos não necessariamente correlacionados.

Atualmente, o hipertexto é o texto disponibilizado pelas redes de computadores, os denominados hiperlinks, ou simplesmente links, que possuem a função de interconectar os diversos conjuntos de informação. Assim sendo, o sistema de hipertexto mais conhecido nos dias de hoje é a World Wide Web, porém, a internet não é o único suporte onde este processo de escrita e leitura não-linear se manifesta, e esta nova concepção de textualidade não nasceu com a web.

Como acessar um hipertexto?

Como acessar um hipertexto?

O termo hipertexto, de acordo com as várias definições de autores, pode ser definido como um processo de escrita e leitura não-linear, que permite o acesso ilimitado a outros textos de forma instantânea, na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons.

Portanto, a resposta correta para esta questão é a letra d) “A hipermídia é uma linguagem das novas mídias e a intertextualidade é uma relação que é estabelecida entre dois ou mais textos”.

O que é o hipertexto?

Trata-se de uma nova ideia de textualidade, pois ela passa a funcionar por associação, e não por sequências fixas já estabelecidas, possibilitando a realização de uma trama ou rede.

A partir dele, o leitor tem condições de definir, de forma interativa, o fluxo de sua leitura, a partir de assuntos abordados pelo texto, sem se prender a uma sequência regular (fixa) ou a tópicos preestabelecidos por um autor.

Neste vídeo, a professora Maíra Bittencourt explica, em detalhes, as diferenças entre hipertexto e hipermídia. Além disso, caso seja do seu interesse, ela comenta como utilizar esses recursos em produções textuais jornalísticas online.

O hipertexto é uma escritura eletrônica não-sequencial e não-linear, que fornece ao leitor o acesso de mais conteúdos para ser consumido sem uma ordem sequencial obrigatória.

Atualmente, o hipertexto apresenta alguns elementos básicos, tais como a escrita e a leitura não-sequencial, a interatividade viabilizada pelo meio digital e a existência de links textuais ou não.

Já a intertextualidade é o nome que se dá à relação que é estabelecida quando, em um texto, o autor cita outro texto. Esse é um fenômeno “dialógico” entre dois ou mais textos, os quais podem ser verbais, não-verbais ou mistos.

O computador mudou nossa maneira de ler e escrever, e o hipertexto pode ser considerado como um novo espaço de escrita e leitura. Definido como um conjunto de blocos autônomos de texto, apresentado em meio eletrônico computadorizado e no qual há remissões associando entre si diversos elementos, o hipertexto

O que é hipertextualidade exemplos?

Produção coletiva do conhecimento, ele se fundamenta na participação de diferentes autores e de equipes interdisciplinares que realizam uma atividade cooperativa. Fóruns de discussão, páginas pessoais, blogs são exemplos de hipertextualidade.

Como se configura a hipertextualidade?

A hipertextualidade, de acordo com o texto, configura-se como um novo modo de leitura e de organização da escrita. Logo no primeiro parágrafo do texto, essa informação pode ser encontrada, onde se lê “a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita”.

Onde a hipertextualidade se manifesta?

A hipertextualidade também pode ocorrer em textos como o dicionário, pois a disposição da palavra na página permitiria a quebra de sequência na leitura e o acesso ao texto conforme o interesse do leitor.

Quais são as cinco características do hipertexto?

Principais características do Hipertexto
  • Intertextualidade;
  • Velocidade;
  • Precisão;
  • Dinamismo;
  • Interatividade;
  • Acessibilidade;
  • Estrutura em rede;
  • Transitoriedade;
Mais itens...

Como você vê a hipertextualidade essa potencialidade de leitura?

O hipertexto é um novo modelo de leitura e de organização textual, pois permite que o leitor faça uma leitura não-linear, podendo abrir, por exemplo, diversas abas de sites ao mesmo tempo. Além disso, pode admitir diversos autores na sua construção. Essas características o diferem dos modelos tradicionais.

O que a hipertextualidade pode propiciar?

O hipertexto permite — ou, de certo modo, em alguns casos, até mesmo exige — a participação de diversos autores na sua construção, a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita.

Quando foi criado o hipertexto?

O conceito de hipertexto foi criado na década de 60 pelo filósofo e sociólogo estadunidense Theodor Holm Nelson. A ideia era determinar a nova leitura não-linear e interativa que surgiu com a informática e o advento da internet.

Como deve ser a linguagem dos textos normativos legais?

A linguagem dos textos normativos e legais Deve ser objetivo, ou seja, deve concentrar-se na regulamentação do que está em questão, ou seja, um texto normativo voltado ao aluguel de um espaço não pode legislar sobre as regras de convivência em uma escola.

O que o hipertexto permite ao leitor?

O hipertexto é um novo modelo de leitura e de organização textual, pois permite que o leitor faça uma leitura não-linear, podendo abrir, por exemplo, diversas abas de sites ao mesmo tempo. Além disso, pode admitir diversos autores na sua construção. Essas características o diferem dos modelos tradicionais.

O que é hipertexto permite?

O hipertexto é um processo de escrita/leitura não linear e não hierarquizada que permite o acesso ilimitado a outros textos de forma instantânea e, além dos textos virtuais, também está presente nas notas de rodapé, nos dicionários e nos verbetes de enciclopédia.