EQST

Quais Os Tipos De Hipossuficiencia?

Quais os tipos de Hipossuficiencia?

À luz do ordenamento jurídico pátrio, a hipossuficiência se divide em: econômica, técnica (informacional) e jurídica.

Qual a consequência da hipossuficiência do consumidor na relação de consumo?

Já da hipossuficiência, no Direito do Consumidor, decorre a inversão do ônus da prova em favor do consumidor – incontestável o caráter processual desta consequência, afinal, ônus da prova é tema de Direito Processual.

O que é vulnerabilidade e hipossuficiência nas relações de consumo?

A vulnerabilidade reconhece que o consumidor é frágil e fraco. A hipossuficiência é o plus: envolve o desconhecimento sobre o produto, fator econômico e outros quesitos mais complexos da alçada do fornecedor, no âmbito processual. Referências: BRASIL. Lei nº 8.

Quem são os consumidores Hipervulneraveis?

São os consumidores hipervulneráveis, isto é, aqueles que, em razão de sua especial condição, como idosos, crianças, deficientes mentais, analfabetos e semi-analfabetos, pessoas sensíveis ao consumo de certos produtos etc., ficam ainda mais expostos às práticas comerciais, à periculosidade e nocividade de certos ...

O que é a hipervulnerabilidade?

A hipervulnerabilidade pode ser definida como uma situação social fática e objetiva de agravamento da vulnerabilidade da pessoa física consumidora, em razão de características pessoais aparentes ou conhecidas pelo fornecedor[4].

É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços dentre outras práticas abusivas prevalecer se da fraqueza ou ignorância do consumidor tendo em vista sua idade saúde conhecimento ou condição social para impingir lhe seus produtos ou serviços?

Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: IV – prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir-lhe seus produtos ou serviços.

O que é fragilidade de uma pessoa?

Ser emocionalmente frágil significa que você tem dificuldade em controlar emoções difíceis: Pequenos sinais de preocupação o lançam em ciclos de ansiedade e pânico. Pequenos surtos de tristeza levam a espirais de autocrítica e depressão.