Quais os principais autores do Serviço Social? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Veja abaixo a lista com os 10 livros que todo assistente social deve ler!1) Marilda Iamamoto - Serviço Social na Contemporaneidade
2) Vicente de Paula Faleiros - Saber Profissional e Poder Institucional. ...
3) Maria Irene de Carvalho - Ética Aplicada ao Serviço Social Dilemas e Práticas Profissionais.
Mais itens...•20 de set. de 2021
O que eu preciso saber sobre assistência social?
Além de ser bom em lidar com pessoas, o assistente social precisa ter controle emocional. Ou seja, saber administrar as emoções mesmo nas situações mais delicadas. Sobretudo os profissionais que trabalham em contato direto com a população devem estar preparados para tudo.
O que é prática no serviço social?
O serviço social é uma prática privativa de profissionais formados. ... Assistencialismo refere-se a uma prática de proteção à indivíduos fragilizados e vulneráveis, por meio de ações como doações, caridade, herança do serviço social tradicional de 1930. Cuja ação era com base na ação social da Igreja.
São profissionais que cursaram graduação em Serviço Social (reconhecida pelo Ministério da Educação) e possuem registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do estado em que trabalham.
O que é Serviço Social de acordo com iamamoto?
Desde a década de 1980, afirma-se (IAMAMOTO; CARVALHO, 1982) que o Serviço Social é uma especialização do trabalho da sociedade, inscrita na divisão social e técnica do trabalho social, o que supõe afirmar o primado do trabalho na constituição dos indivíduos sociais.
Como deve ser o perfil de uma assistente social?
O profissional de Serviço Social realiza um trabalho essencialmente socioeducativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria.
Qual é o papel da assistente social?
O que os Assistentes Sociais Fazem? Analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.
O que é uma prática profissional?
Apresentação. A prática profissional é um procedimento didático-pedagógico que contextualiza os saberes apreendidos, relacionando teoria e prática, viabilizando ações que conduzam ao aperfeiçoamento técnico-científico-cultural e de relacionamento humano.
Quais são as práticas do assistente social?
O Assistente Social deve assumir valores éticos e morais dando suporte a sua prática profissional no sentido de que sua intervenção deve ser reflexiva e transformadora buscando a efetivação de seu Projeto Ético-Político.
O que é cfess manifesta?
Muitas dúvidas têm chegado ao Conjunto CFESS-CRESS sobre o trabalho da categoria em meio à pandemia do Coronavírus. A Comissão de Orientação e Fiscalização (Cofi/CFESS) reuniu as principais questões e aponta, no CFESS Manifesta divulgado hoje, possíveis caminhos de intervenção profissional.
Qual o objeto de trabalho do Serviço Social Segundo iamamoto?
IAMAMOTO, (1997, p. 14), define o objeto do Serviço Social nos seguintes termos: “Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc.
Qual o conceito de trabalho para iamamoto?
Nesta direção, Iamamoto considera o trabalho como fundamento do desenvolvimento humano, mas privilegia a análise da sua forma social e histórica na sociedade burguesa. Palavras-chave: Trabalho - fundamento e história. Serviço Social - trabalho profissional.
Qual o papel do assistente social na assistência social?
O que os Assistentes Sociais Fazem? Analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.
Qual a diferença do serviço social para o assistente social?
Mas fiquem calmos, que eu tô aqui para isso! Então vamos lá... Serviço Social é o nome do curso de graduação, que geralmente dura 4 anos. Assistentes Sociais são profissionais que se formaram uma faculdade de Serviço Social.