Os músculos da expressão facial são chamados cuticulares, pois se inserem na cútis e na mucosa, e possibilitam numerosas combinações de expressões....Eles podem ser reunidos em três grupos:
Músculo risório (“músculo do riso”): bochecha → ângulo da boca. Músculo levantador (elevador) do ângulo da boca: abaixo do forame (buraco) infraorbitário →ângulo da boca. Músculo depressor do ângulo da boca: borda inferior da mandíbula → ângulo da boca.
Quando sorrimos, movimentamos 12 músculos da face. Nas gargalhadas, usamos 24, e, ao conversar e sorrir ao mesmo tempo, 84 músculos são utilizados.
Nosso rosto tem 11 músculos, você sabia?
Face (do termo latino facie), também conhecida como rosto, é a parte frontal da cabeça, onde se encontram o nariz, olhos, boca, bochechas etc.
Em um comparativo, eles mostraram que uma quantidade muito menor é utilizada em outras atividades cotidianas: chorar movimenta 17 músculos, enviar uma mensagem de texto mexe com 38 músculos, dançar envolve 133 e, para jogar golfe, 137.
São quatro músculos no total: Masseter. Músculo temporal. Músculo pterigóideo medial.
São considerados quatro músculos pertencentes ao grupo da mastigação....Músculos da Cabeça e do Pescoço.
O grupo muscular da cabeça e do pescoço é composto por mais de 30 pequenos músculos que ajudam a exprimir os sentimentos, mover os maxilares ou manter a cabeça erguida. Mastigar ou morder. Movimentam as mandíbulas. Permite a cabeça girar ou se inclinar para frente e para trás.
Os músculos da cabeça são estriados e produzem os movimentos dos tecidos moles faciais subdérmicos (pele) que animam várias expressões da comunicação não verbal (expressões faciais). Permitem também, os movimentos na articulação temporomandibular que ocorrem durante a mastigação e a fala.
O músculo temporo parietal encontra-se lateralmente (osso temporal) e superficial. Possui uma origem na fáscia do osso temporal e inserção na cútis ou fáscia temporal acima (a frente da orelha). A sua ação é movimentar o couro cabeludo ou o escalpo.
A função da parte frontal do músculo occipitofrontal é elevar as sobrancelhas e enrugar a pele da testa, enquanto a da parte occipital é retrair o couro cabeludo.
Zigomático: apresenta-se bilateralmente, caracterizando-se por ser irregular e com estruturas denominadas: face malar, fale orbital, face temporal, processo frontal, processo temporal, processo maxilar, além de quatro bordas. Faz parte da estrutura lateral da face e também como base da órbita.
O crânio é constituído por oito ossos, são dois ossos parietais, dois temporais, um frontal, um occipital, um esfenóide e um etmóide. Sua parte anterior é denominada face e a posterior nuca.
cérebro
O osso occipital é um osso único, que cobre a parte dorsal da cabeça. Ele constitui uma grande porção da parte basilar do neurocrânio e abriga o cerebelo. É o único osso craniano que se articula com a coluna cervical.
O osso occipital, Os occipitale em latim, é um osso ímpar, mediano, simétrico e plano (chato) localizado na região posterior e média do crânio, formando a base deste e a parte posterior da calota craniana.
Os côndilos occipitais são constituídos de quatro partes: basilares, laterais ou condilares e escamosa. Articulando-se com os côndilos occipitais está a primeira vértebra cervical, o atlas, e este, com o áxis. Nesta articulação se dá aproximadamente 50% do movimento de rotação da cabeça.
Nome do osso do Pescoço O pescoço é formado por 1 osso: hioide.
A tireoide é uma glândula em forma de borboleta localizada no pescoço, logo abaixo da região conhecida popularmente como gogó. A tireóide produz hormônios para que órgãos importantes como coração, cérebro, fígado e rins, funcionem bem. No entanto, eventualmente, podem aparecer nódulos na tireoide.
Na anatomia humana, o esternocleidomastoideo ou esternocleidomastoideu (do latim Sternocleidusmastoideus) é um músculo da face lateral do pescoço, na região anterolateral. É o principal flexor do pescoço. Largo e robusto, é constituído, no tramo torácico, por duas “cabeças”: a esternal e a clavicular.
Plano muscular cervical profundo com o músculo longo do colo destacado. O músculo longo do pescoço ou músculo longo do colo é um músculo do pescoço, localizado no plano muscular mais profundo da loca ântero-lateral do pescoço e pertencendo ao grupo dos músculos vertebrais anteriores.
São eles: músculo epicrânio; músculo auricular anterior e superior; músculo orbicular do olho; músculo abaixador e corrugador do supercílio; músculo prócero; músculo nasal; músculo abaixador do septo do nariz; músculo levantador do lábio superior; músculo levantador do lábio superior e da asa do nariz; músculo ...