Podemos classificar o transporte passivo em três tipos: difusão simples, difusão facilitada e osmose.
Tipos de transporte ativo
Transporte ativo, vai contra o gradiente de concentração eletroquímico, com gasto de energia. Transporte passivo vai a favor do gradiente, sem gasto de energia. Ocorrem com o objetivo de difundir substâncias importantes para todas as células do organismo.
A transferência de massa é o processo de transporte onde existe a migração de uma ou mais espécies químicas em um dado meio, podendo esse ser sólido, líquido ou gasoso. O transporte das espécies químicas pode ser feito por dois mecanismos: difusão e/ou convecção.
Na osmose reversa, o solvente passa do meio mais concentrado para o menos concentrado. Veja que, na osmose, a passagem do solvente está no sentido da solução mais concentrada e que, na osmose reversa, a passagem está no sentido contrário, devido à pressão aplicada.
A ultrafiltração é um processo de separação por membranas em que a força directriz é a diferença de pressão através da membrana e os poros da membrana conseguem reter macromoleculas.
Na diafiltração, um solvente é adicionado no tanque de alimentação, ou diretamente no módulo de membrana, podendo ser operada de forma contínua ou em batelada. Nesse caso, o objetivo pode ser purificar o concentrado ou aumentar a recuperação de um componente que sai na corrente de permeado.
Quando em hemodiálise, caso a pressão externa da fibra oca seja inferior à interna, a água do corpo é removida do sangue que flui pela fibra oca. Este processo é chamado ultrafiltração, e remove do organismo a água excedente.
Provém do inglês, que em português claro, define-se como uma “preparação ou preenchimento” de uma linha, onde é a quantidade de fluido necessário para limpar o cateter, desde aos lúmens até a ponta distal do mesmo.
Na ultrafiltração, o gradiente de pressão entre os dois lados da membrana, ou gradiente de pressão transmembrana (PTM), determina a velocidade de passagem de água de um lado para o outro. No caso de pressão hidráulica, ocorre a passagem de água do lado maior para o de menor pressão.