Os fenícios eram uma antiga civilização que se estabeleceu onde hoje ficam o Líbano e partes da Síria e de Israel. ... Ao longo da costa do mar Mediterrâneo e em ilhas da região, os fenícios montaram várias cidades-estados independentes, como Biblos, Tiro e Tripolis.
A maioria dos historiadores afirma que a invenção fenícia mais importante foi o seu alfabeto, que, diferente dos alfabetos dos egípcios e mesopotâmios era composto por letras que representavam sons, e não símbolos.
O alfabeto, uma criação fenícia O que levou os fenícios a criarem o alfabeto foi justamente a necessidade de controlar e facilitar o comércio. O alfabeto fenício possuía 22 letras, apenas consoantes, e era, portanto, muito mais simples do que a escrita cuneiforme e a hieroglífica.
Tudo indica que sua versão mais antiga surgiu na Fenícia (atual Líbano), entre os anos 1400 e 1000 a.C. Esse abecedário ancestral teria se inspirado nos hieróglifos, a escrita egípcia em que as idéias eram representadas por desenhos mas que, possivelmente, usava também sinais para sílabas. ...
Segundo o professor, não é possível saber a origem exata das palavras. Isso é porque tudo o que a gente sabe sobre linguagem humana depende do registro escrito de povos antigos (principalmente do Oriente Médio). ... Também há o Egípcio (usado por volta de 3000 a.C) e a língua que se falava na China por volta de 2000 a.C.”.
A invenção das vogais As letras fenícias foram usadas durante mais de 1000 anos – e deram origem a muitos dos sistemas de escrita actuais. Desde as letras árabes às letras latinas, passando pelas gregas e pelas hebraicas, a invenção fenícia deu esplendorosos frutos. Digo «invenção fenícia».
Acredita-se que a escrita fonética começou a surgir por volta do ano 3.
História da Letra P A Letra P para os fenícios tinha o significado de boca e era das poucas letras que não tinha qualquer relação com o símbolo, por esse motivo foi aquela que mais se modificou com o passar do tempo. Para os gregos o som da Letra P era representado pelo pi, um símbolo muito utilizado na matemática.