Atenção: O Escola Engenharia é um site criado com o intuito de divulgar, educar e auxiliar os usuários sobre temas relacionados à engenharia civil e à construção civil. O conteúdo divulgado aqui não deve ser utilizado como substituto da avaliação e perícia de um profissional especializado na área como engenheiros, técnicos e especialistas.
O cruzamento dos arames de cada eixo contribui para definir a posição do elemento estrutural no terreno, através do prumo de centro. Para elementos circulares, é necessário descer um prumo pelo centro do elemento.
Essa etapa corresponde à execução da etapa anterior, como o nome sugere. Dessa maneira, deve ser executada por meio da cravação das peças roliças ou pontaletes, que devem ser aprumados e alinhados, faceando sempre o mesmo lado do fio de nylon.
Primeiramente, é importante notar que a locação de obras é uma técnica muito importante na construção civil, qualquer erro nesse procedimento poder causar consequências horrorosas. Por isso, ter pelo menos um conhecimento básico desse tipo de assunto é de extrema importância para uma construção bem feita.
Isso significa que podem causar problemas estruturais sérios e até mesmo irreversíveis, motivo de grandes perdas para uma construtora.
O método mais comuns para locação de pontos é utilizando coordenadas polares (medindo distâncias e ângulos), tendo como referência 2 pontos de coordenas conhecidas e organizando os dados obtidos em uma Caderneta de locação.
Assim que a cravação dos pontaletes estiver terminada, seus topos necessitam ser arrematados, de tal maneira que formem uma linha horizontal perfeitamente nivelada, de uma altura média do solo de aproximadamente 1,5 m.
Assim, a limpeza age tanto no sentido de retirar resíduos como remover árvores e matéria orgânica que venham a prejudicar o andamento da obra.
Aquilo que chamamos de locação de obras é um processo de transferência de elementos da planta baixa de uma edificação para o terreno aonde será realizada a construção. Em outras palavras, é a demarcação no terreno da posição dos elementos principais da construção, geralmente, começando pela fundação e outros elementos estruturais intermediários, sempre seguindo orientações presentes no projeto.
Aqui começa a etapa da locação de fato. Aqui são definidas as referências para a locação da obra no espaço do terreno. Eixos, alinhamento da rua e divisas do terreno devem ser analisados nesta etapa, respeitando as distâncias existentes.
Recomendada para obras simples de pequeno porte, a locação de obras por cavalete apresenta a vantagem de menor utilização de quantidade de recursos em comparação a outros métodos.
É um processo em que as dimensões projetadas são marcadas para o início da construção, garantindo que o projeto será desenvolvido de acordo com o planejado e desenhado.
Assim como as demais etapas construtivas, a locação de obra deve ser feita seguindo uma série de regras presente em norma. A principal norma que norteia essa etapa é a ABNT NBR 15.309. Ela cria diretrizes e regras para a locação de obra, direcionando e criando um padrão na construção civil nacional.
Pesquise: Pesquise várias empresas antes de tomar uma decisão. Isso pode envolver a leitura de avaliações online, a solicitação de referências e a realização de entrevistas com cada empresa.
Verifique as credenciais: Certifique-se de que a empresa possui todas as licenças e seguros necessários. Você também deve verificar se a empresa é membro de associações profissionais relevantes, pois isso pode indicar um compromisso com altos padrões de qualidade.
Lembre-se de que a empresa de locação de obra que você escolher será uma grande parte do seu projeto de construção ou reforma. Portanto, vale a pena dedicar o tempo necessário para fazer uma escolha informada.
Se a locação da obra for feita com erros de medidas, esquadro, etc., a mesma terá prejuízos em função do aumento de materiais empregados (pois as dimensões do projeto são alteradas, aumentando assim o desperdício de materiais), e do tempo gasto para construir novamente ou seja refazer o que já foi construído. Trata-se então de uma das etapas mais importantes de uma obra e que merece atenção especial quando se está realizando.
Com isso, a sua relação com o terreno será mantida, respeitando assim o direcionamento que esta apresenta em relação à ventilação e luz natural — que garante o conforto térmico no local.
A tabeira ou gabarito é montada com auxílio de pontaletes de madeira de 7,5×7,5cm ou 7,5×10,0cm, espaçados de 1,50 a 1,80m, nos quais são fixadas tábuas de 15 ou 20cm de largura, que servirão de suporte para as linhas que definirão os elementos demarcados, que podem ser de arame recozido nº 18 ou fio de náilon.
A tabeira/testeira é uma peça de madeira que é usada para fazer acabamento de um telhado, ou seja, quando termina o telhado geralmente é colocada esta peça para proteger os caibros e ripas que foram usadas para sustentação das telhas.
Termo usado no Brasil para designar uma estrutura de madeira utilizada para demarcar o posicionamento dos pilares, vigas e elementos de fundação de um edifício. Também conhecido por gabarito.