Os 3 tipos de estruturas na Construção Civil mais comuns são: estruturas metálicas, concreto armado e madeira, sendo que cada um apresenta suas vantagens e desvantagens no mercado da Engenharia. Há ainda sistemas estruturais híbridos ou mistos que combinam soluções integradas em mais de um dos materiais citados.
No cargo de Engenheiro de Estruturas se inicia ganhando R$ 6.
Para se “formar” um Calculista Estrutural é necessário que o estudante de engenharia civil esteja atento às matérias que se referem à Estruturas no decorrer da Graduação, tais como: Mecânica dos Sólidos, Estática das Estruturas, Resistências dos Materiais, Hiperestática, ferramentas computacionais, dentre outras.
Confira mais a seguir.
O projeto estrutural é o cálculo que vai definir a estrutura necessária para a sustentação da construção. Tem o objetivo de prever o comportamento das estruturas em relação aos esforços aplicados a elas, além de possíveis deformações ao longo da vida útil delas.
O projeto estrutural determina os elementos estruturais (fundação, pilares e vigas ou alvenaria estrutural, e lajes) que têm como objetivo sustentar a edificação, transmitindo suas cargas acidentais e permanentes ao solo.
O preço médio cobrado pelos profissionais da área para realizar o projeto estrutural gira em torno de R$ 30,00/m². A realização de um projeto estrutural é complexa e envolve vários fatores, como terreno, características específicas do imóvel, legislação etc.
Outro ponto que o arquiteto precisa prestar atenção é quanto ao recebimento. O ideal é estipular porcentagens que serão pagas ao final de cada etapa. Uma sugestão é cobrar 30% pelo estudo preliminar, 20% pelo anteprojeto e os outros 50% no projeto executivo.
Quanto custa contratar a um decorador de interiores?