O processo de industrialização, iniciado no século 18, causou grandes transformações no mundo. As principais delas são a urbanização, o crescimento demográfico e o surgimento do operariado, com a exploração do trabalho. Além disso, ocorreu uma mudança da noção de tempo.
Ela se popularizou na Inglaterra por possuir mais de um carretel de fio, o que fazia com que o trabalhador produzisse mais em menos tempo, reduzindo também os custos da produção de tecido.
A revolução que influenciou as mudanças no século XIX é a Revolução industrial. A Revolução industrial teve influencia direta com alterações de naturezas culturais, sociais e econômicas como a terceira revolução industrial. Sendo diferentes das anteriores por apresentar uma inovação e a tecnológica.
Entre as principais mudanças desse período, que vai até o início do século XX, podemos citar a expansão da indústria pela Europa e por outros continentes, o uso de novas fontes de energia, o nascimento de novos setores da indústria, a revolução dos transportes e o desenvolvimento tecnológico.
A substituição da manufatura pela indústria, a invenção da máquina-ferramenta, a progressiva divisão do trabalho e a submissão do trabalhador à disciplina fabril.
Os operários eram submetidos a condições desumanas de trabalho. As fábricas geralmente eram quentes, úmidas, sujas e escuras. As jornadas de trabalho chegavam a 14 ou 16 horas diárias, com pequenas pausas para refeições precárias.
Questões Indústrias. pergunta:São características da atual revolução técnico-científica ou "Terceira Revolução Industrial", EXCETO: a) a utilização crescente de biotecnologia e da engenharia genética na indústria, na medicina, nas fontes de energia e na agropecuária.
Identifique, entre as afirmativas a seguir, a que se refere a consequências da revolução industrial : (A) Redução do processo de urbanização, aumento da população dos campos e sensível êxodo urbano.
Resposta. Resposta:Transporte marítimo e ferroviário.