Embora todas as frutas vermelhas contenham uma dose vigorosa de polifenóis, os mirtilos (blueberries) são os mais ricos da lista. A fruta é fonte de antioxidantes de combate aos radicais livres que protegem o corpo de vários tipos de doenças crônicas.
Como fazer:
Muitos antinutrientes são solúveis em água, dissolvendo-se quando os alimentos são deixados de molho. Por exemplo, a imersão de leguminosas em água reduz a quantidade de antinutrientes.
Alimentos ricos em lectina
Os polifenóis são compostos orgânicos encontrados principalmente em plantas e frutas, que têm a função de protegê-los contra insetos, radiação ultravioleta e infecções microbianas.
Os alimentos mais ricos em polifenóis são cravo-da-índia, anis estrelado, cacau em pó, orégano seco, chocolate amargo, farinha de linhaça, castanha, mirtilo, alcachofra, café, morango, amora preta, ameixa, chá preto, chá verde, maçã, vinho tinto, iogurte de soja, azeitonas pretas, espinafre, nozes, feijões pretos, ...
Lecitina de soja: Para que serve e Como tomar. A lecitina da soja é um fitoterápico que contribui para a saúde da mulher, porque, através da sua composição rica em isoflavonas, é capaz de repôr a falta de estrogênios na corrente sanguínea, e dessa forma combater os sintomas da TPM e aliviar os sintomas da menopausa.
Seu consumo excessivo pode levar à efeitos colaterais como dores abdominais, náuseas e enjoos, gases e sensação de estufamento na barriga. Na dúvida, após todo o exposto acima, converse com seu médico ou nutricionista para orientá-lo na melhor maneira de inserir a lecitina de soja no seu dia a dia.
A lecitina de girassol é uma alternativa que está se tornando acessível atualmente. Tem a mesma função da lecitina de soja, porém geralmente sem GMO, e deixa os alérgicos a soja mais tranquilos.
Tabela de Comparação das Melhores Lecitinas de Soja
Lecitina de soja e Isoflavona de Soja são a mesma coisa? Não, eles apesar de serem derivados da soja possuem características químicas diferentes. Respondendo também as buscas pelo termo lecitina de soja benefícios.
Como usar a Lecitina de Soja Cada colher de sopa lecitina de soja (emulsão) substitui 1 ovo de sua receita, ou então, deve-se utilizar de 1 a 2% de lecitina sobre o peso da farinha utilizada na receita. Pode-se usar em pães, bolos, tortas, recheios, biscoitos, cookies, sorvetes, etc.
Vários estudos demonstraram que homens e crianças podem consumir a soja ou derivados sem receio. Nos homens, não se constataram quaisquer alterações na fertilidade ou na produção de hormônios masculinos.
Assim, o consumo da soja pode interferir na digestão das proteínas. Além disso, esses inibidores podem causar distúrbios pancreáticos e retardo no crescimento. As isoflavonas da soja são também poderosos agentes inibidores da tireóide, podendo causar hipotireoidismo e provocar câncer de tireóide.
Sem digerir bem as proteínas, o organismo fica vulnerável a doenças. Além dessas substâncias, a soja contém hemaglutinina, que aumenta a viscosidade do sangue e a probabilidade de coagulação.
Muitas coisas podem fazer mal so homem,como por exemplo,levar uma vida sedentaria sem praticar nenhuma atividade fisica,não ter uma alimentação saudavel,não fazer exames de rotina ou não ir no hospital frequentemente,entre outras coisas como ficar sem beber agua o suficiente,comsumir muito acucar,não fazer a ...
A soja é rica em antioxidantes como o ômega-3 e as isoflavonas, além de ser rica em fibras, que em conjunto ajudam a diminuir o colesterol total, LDL e os triglicerídeos. Esta semente também previne o surgimento de trombose, evita a formação de placas de gordura nas artérias e ajuda a regular a pressão arterial.
O cacau ajuda a regular a flora intestinal, pois contém flavonoides que servem como alimento para as bactérias probióticas – que, por sua vez, beneficiam o intestino. Rico em fitoquímicos e flavonoides antioxidantes (que combatem os radicais livres), o cacau ajuda a promover a saúde cardiovascular.
Como consumir o cacau em pó? O cacau em pó pode ser utilizado nas mais variadas receitas saudáveis. De acordo com Fernanda, boas dicas são utilizá-lo na preparação de bolos, cookies, panquecas, vitaminas. “Uma boa opção é colocar também o cacau polvilhado no iogurte, na banana quente e com frutas.
Podemos inserir na alimentação as sementes torradas, comer a polpa pura ou ainda fazer um delicioso suco. Para degustar a polpa, abra o cacau, retire semente por semente e chupe a polpa ao redor. O sabor é adocicado e ácido e a textura é escorregadia.
Como toda a fruta, o cacau tem frutose, enzimas (amilase e lipase), vitaminas (betacaroteno, vitamina B1, B3, E e C), minerais (cálcio, zinco, selênio, potássio, cobre, manganês, ferro e magnésio) e aminoácidos (alanina, leucina, lisina, arginina e triptofano).
Pode ser comida de verdade, e, neste caso, pode se misturar ao leite para o café da manhã.