Existem três fatores que podem gerar essa espécie de “perturbação” numa reação em equilíbrio químico e assim provocar o seu deslocamento, que são: concentração das substâncias participantes na reação, temperatura e pressão.
Um sistema está num estado de equilíbrio termodinâmico se está, simultaneamente, em equilíbrio mecânico (sua pressão é constante), térmico (sua temperatura é constante) e químico (sua composição química é constante).
a) ( V ) Quando um fator externo age em um sistema em equilíbrio, o sistema desloca-se no sentido contrário para compensar o efeito produzido por esse fator.
Se aumenta a concentração de reagente, a reação precisa produzir mais quantidade de produto, por isso desloca-se para a direita. Se diminui a concentração de reagente, a reação precisa produzir mais quantidade do próprio reagente, por isso desloca-se para a esquerda.
O aumento da concentração dos reagentes e a diminuição da concentração dos produtos provocam o deslocamento do equilíbrio químico para a direita e vice-versa. ... Uma dessas alterações é a variação da concentração, o que envolve retirar ou adicionar reagentes ou produtos.
A temperatura é o único fator que pode alterar o valor da constante de equilíbrio. Acompanhe o raciocínio: 1) Aumento da temperatura -> reação endotérmica se acelera -> aumenta a produção de H2 e N2 -> Kc diminui; 2) Queda de temperatura -> reação exotérmica favorecida -> aumenta a produção de NH3 -> Kc sobe.
Temperatura. ➢ Se aumentarmos a temperatura, o equilíbrio se desloca para direita e o rendimento aumenta. ➢ Se diminuirmos a temperatura, o equilíbrio se desloca para esquerda. ➢ Se aumentarmos a temperatura, o equilíbrio se desloca para esquerda e o rendimento diminui.
Se aumentarmos a temperatura do sistema, o equilíbrio químico será deslocado no sentido da reação endotérmica, que nessa reação é para a direita, no sentido de formação do ozônio. Isso ocorre para que o calor seja absorvido e se atinja novamente o equilíbrio.
o aumento da temperatura desloca o equilbrio no sentido na reacção que absorve o calor, e a diminuição da temperatura desloca o equilibrio no sentindo da reação que libera o calor!
Então, se aumentarmos a pressão do sistema reacional, o equilíbrio é deslocado favorecendo a produção de C. Se diminuirmos a pressão, o equilíbrio será deslocado para a esquerda, favorecendo que C vire A e B. Neste caso há 2 mols nos dois lados.
Observe que, tanto a reação direta, como a inversa, são afetadas da mesma forma pelo catalisador. Em equilíbrio, a diminuição da energia de ativação, produzida pelo catalisador, tem o mesmo valor para a reação direta e para a inversa. Isso significa que os catalisadores não deslocam os equilíbrios químicos.
Observe que a reação direta é endotérmica, ou seja, ocorre com absorção de calor. Já a reação inversa é exotérmica, liberando calor. Portanto, se aumentarmos a temperatura desse sistema, o equilíbrio se deslocará no sentido da reação endotérmica, para a direita (→), no sentido de formação do produto.
Um catalisador é uma substância que aumenta a velocidade de uma reação química sem estar sendo consumido por ela. ... O catalisador não tem efeito sobre o equilíbrio de uma reação, ele pode acelerar ou retardar a velocidade na qual uma reação atinge o equilíbrio, mas ele não afeta a composição no equilíbrio.
Assim, quando aumentamos a pressão sobre o sistema, o volume diminui e as moléculas ou partículas dos reagentes ficam mais próximas umas das outras, o que aumenta a probabilidade de ocorrência de colisões entre essas partículas e, consequentemente, a velocidade da reação aumenta.
Quando em uma reação química se verifica que,a uma dada temperatura, a entalpia dos produtos é maior que a entalpia dos reagentes, diz-se que a reação é: a) endotérmica b) exotérmica c) espontânea d) não espontânea e) isotérmica.