Algumas das principais causas são:
Em muitos casos, a mancha roxa é a consequência de um hematoma causado por uma pancada ou queda. Ele se desenvolve quando pequenos vasos sanguíneos sob a pele se rompem. Com o impacto, o sangue vaza para os tecidos sob a pele e causa a cor roxa e dor no local.
A cor roxa dura uma média de 5 dias, enquanto, logo depois, vem outras fases e colorações. É uma evolução gradual dos tecidos envolvidos e costuma durar uma total de 15 dias ou um pouco mais para a resolução ser completa.
Quando o hematoma não é tão profundo e nem tão grave, ele some sim espontaneamente, sem que seja preciso um tratamento com remédios, pomadas. Já quando é um caso mais grave, quando passa um tempo e é perceptível que não vai sumir, é necessário que se procure um médico e ele receite o que é mais adequado.
Amarelo: Finalmente, a reta final do hematoma está próxima. De verde, a contusão passa a ter uma cor amarelada. Isso se dá pela decomposição final da hemoglobina, chamada bilirrubina. Isto acontece de forma muito rápida.
A mudança na coloração se deve às transformações bioquímicas da hemoglobina, pigmento dos glóbulos vermelhos do sangue, que transfere oxigênio às células. Quando a lesão é recente, sua cor é vermelho-violácea; á medida que o tempo vai passando, adquire uma tonalidade esverdeada ou amarelada.
Pelo fato de que os hematomas são formados a partir do sangue que encontra-se "parado" naquele lugar, por conta da obstrução de vasos sanguíneos.
O Hipoglós é uma pomada rica em vitamina A, também conhecida por retinol, que tem uma ação regeneradora celular e clareadora da pele e o óleo de rosa mosqueta, que tem na sua composição ácido oléico, linolêico e da Vitamina A, com ação regeneradora e emoliente da pele.
Contudo, existem algumas soluções caseiras que podem clarear a pele, removendo as manchas, como os seguintes produtos naturais: