A mitose pode ocorrer em células haploides e diploides, enquanto que a meiose ocorre apenas em células diploides....Fases da meiose 2
A meiose é um processo celular que, ao invés de originar duas células-filhas diplóides (2n), idênticas à célula-mãe, como na mitose, resulta em quatro células-filhas haplóides (n). Ela ocorre nas células produtoras de gametas, masculinos e femininos e propicia as variações genéticas.
prófase
Os cromossomos se alinham na placa metafásica, sob a tensão do fuso mitótico. As duas cromátides irmãs de cada cromossomo são capturadas por microtúbulos de pólos oposto do fuso. Na metáfase, o fuso já capturou todos os cromossomos e os alinhou no meio da célula, que está pronta para a divisão.
A célula que sofre mitose gera uma outra célula idêntica a si mesma. Sendo assim, se uma célula Aa sofre mitose, ela vai gerar outra célula Aa - e todas as outras células filhas descendentes dessa Aa terão o mesmo material genético da célula mãe.
após a meiose os produtos de uma célula Aa são AA, Aa e aa.
A meiose é um tipo de divisão celular que origina quatro células-filhas com metade do número de cromossomos.
No final da meiose, portanto, há a formação de quatro células-filhas, as quais apresentam metade do número de cromossomos da célula-mãe.
As células são estruturas tão complexas que muitos indivíduos são formados por apenas uma célula. Trata-se dos seres unicelulares, como algumas algas.
Na meiose, uma célula produz quatro células-filhas, cada uma com a metade do número de cromossomos presentes na célula-mãe. Por mitose, uma célula diplóide dá origem a duas células-filhas diplóides, ou uma célula haplóide da origem a duas células-filhas haplóides.
Ao final de um processo de mitose sempre serão formadas duas células-filhas idênticas à mãe. As células somáticas do corpo humano são 2n = 46 cromossomos. Ao sofrer mitose, que é equacional (ou seja, o material não é reduzido), essa célula originará duas outras com o mesmo número de cromossomos (2n = 46).
A meiose é um processo de divisão celular que gera quatro células-filhas, cada uma com metade do número de cromossomos da célula-mãe. Esse processo de divisão é responsável pela formação de gametas.
Não há duplicação dos cromossomos antes da segunda divisão. Assim, ocorrem umas únicas duplicações cromossômicas para duas divisões celulares consecutivas, o que explica a redução, à metade, do número de cromossomos recebidos pelas células-filhas.
Resposta. Resposta:Na mitose, uma célula dá origem a duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos da célula-mãe. Na meiose, uma célula produz quatro células-filhas, cada uma com a metade do número de cromossomos presentes na célula-mãe.
A meiose é um tipo de divisão celular reducional, pois gera células-filhas com metade do número de cromossomos. A meiose é um processo de divisão celular caracterizado pela formação de quatro células-filhas com a metade do número de cromossomos da célula-mãe.
em cada espécie existe um número específico de cromossomas que a caracterizam. Mas devido a esses erros nas divisões celulares, ocorrem mutações, que levam a alterações cromossómicas, em cromossomas isolados (aneuploidia) ou em todo um genoma (euploidia).
Resposta. na mitose eles se duplicam ( 2n+2n)para formar 2 celulas com o mesmo material genético da celula original. na meiose a celulas se divide em duas sem duplicaçao dos cromossomos e após a primeira divisao ela se divide novamente, formando celulas sexuais, o espermatozóide e o ovócito.
As células mantém, na maior parte do tempo, o DNA compactado nas alças dos selenóides ligadas ao esqueleto cromossômico. Entretanto, o nível de compactação não é estável e nem o mesmo ao longo dos cromossomos. Quando um gene é ativado, o DNA se desenrola para permitir a sua transcrição em RNA.