EQST

Quais As Trs Principais Filosofias Na Educaço Dos Surdos?

Quais as três principais filosofias na educação dos surdos?

São elas: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo. De acordo com Goldfield (1997) o Oralismo ou filosofia oralista visa a integração da criança com surdez na comunidade de ouvintes, dando-lhe condições de desenvolver a língua oral (no caso do Brasil, o português).

Quais as principais características do Oralismo a comunicação total e o bilinguismo?

|ORALISMO |COMUNICAÇÃO TOTAL |BILINGUISMO | |Oralismo sua principal características é a ensino da língua oral. |A Comunicação Total implica em que a criança com surdez congênita |Algumas dos benefícios do bilingüismo, e que os surdos não carecem | |Visa a integração da criança surda na comunidade ouvinte,…

Quais são as propostas educacionais direcionadas à pessoa surda?

A abordagem educacional por meio do bilingüismo visa capacitar a pessoa com surdez para a utilização de duas línguas: A língua de sinais e a língua da comunidade ouvinte. As propostas educacionais começam a estruturar-se a partir do Decreto 5 626/05 que regulamentou a Lei de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

O que é bilinguismo na comunidade surda?

O bilinguismo, tal como entendemos, é mais do que o uso de duas línguas. É uma filosofia educacional que implica em profundas mudanças em todo o sistema educacional para surdos. A educação bilíngue consiste, em primeiro lugar, na aquisição da língua de sinais, sua língua materna.

Quais são as quatro principais identidades da pessoa surda?

Quais são os principais tipos de identidade surda?

  1. Identidade de transição. ...
  2. Identidade inconformada. ...
  3. Identidade flutuante. ...
  4. Identidade híbrida. ...
  5. Identidade incompleta.

Qual a identidade dos surdos?

Identidade surda: diz respeito aos sujeitos surdos que se inserem plenamente na comunidade surda e se reconhecem como pertencentes à mesma, usam apenas língua de sinais, apresentam características culturais e forma de estar no mundo baseadas na visualidade, defendem e militam pelo direito de ser diferente e de ...

Quais identidades os surdos podem ter?

Segundo Perlin (1998), as identidades podem ser definidas como: Identidade Flutuante: na qual o surdo se espelha na representação hegemonia do ouvinte, vivendo e se manifestando de acordo com o mundo ouvinte; ... Identidade Surda: na qual ser surdo é estar no mundo visual e desenvolver sua experiência na Língua de Sinais.

Quais características tem a pessoa que participa da comunidade surda?

O que faz parte da cultura surda, portanto, trata-se de algumas generalizações. Geralmente são considerados como elementos componentes da cultura surda: uso da Libras; sensibilidade visual e às vibrações; visão aguçada; e uso de tecnologias como campainha de luz.

O que é e quem faz parte da comunidade surda?

A comunidade surda refere-se às pessoas portadoras de deficiência auditiva. Essa comunidade também abrange os familiares dos surdos, tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e demais pessoas que trabalham ou socializam com pessoas surdas.

Quem faz parte da comunidade surda?

Comunidade surda: composta por surdos e por ouvintes militantes da causa, como professores, familiares, intérpretes, amigos, entre outros.

O que é uma cultura surda?

Na cultura surda, faz parte do senso comum chamar-se ouvinte àquele que ouve, em contraste com o surdo, que não ouve (total ou parcialmente). ... Nessa cultura, o termo ouvinte pode também referir-se à cultura das pessoas que ouvem, normalmente diferenciando-a da cultura dos surdos.