EQST

Quais As Responsabilidades Do Psiclogo Ao Promover Publicamente Seus Serviços?

Quais as responsabilidades do psicólogo ao promover publicamente seus serviços?

O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Qual a importância do sigilo na profissão do psicólogo?

Em seus artigos 6º, 9º e 10º, o Código cita que o sigilo profissional tem por intuito proteger a pessoa atendida, e, para o psicólogo, significa manter sob proteção os fatos e as informações descobertas por meio da relação profissional. Todo psicólogo, em seu exercício profissional, está, portanto, obrigado ao sigilo.

Quando o sigilo do psicólogo pode ser quebrado?

Isso quer dizer que, por exemplo, se uma pessoa se coloca ou pretende se colocar em uma situação de risco à sua integridade, o psicólogo pode romper o sigilo para preservá-la. Outra situação em que o sigilo deve ser quebrado é no caso de maus tratos contra crianças e adolescentes, sendo obrigatória uma denúncia.

Quando quebrar o sigilo profissional?

O sigilo pode ser quebrado se o crime é de ação pública que não dependa de representação, ou seja, aquela que não necessita da reclamação da vítima. Todavia, não se pode esquecer que o paciente não deve ser exposto a procedimento criminal. Essas duas condições devem ser respeitadas simultaneamente.

Quando requisitado a depor em juízo o psicólogo poderá prestar informações considerando o previsto neste código?

(TJPE / 2012) Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, o psicólogo, quando requisitado a depor em juízo, (A) não poderá prestar informações dado que é dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional (Art. 9o).

Qual a importância do CRP?

Os Conselhos Federal e Regionais de Psicologia têm como principal função, orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício da profissão de psicólogo em obediência ao que dispõe a Lei 5.

É vedada ao psicólogo a utilização da Internet para pesquisa em Psicologia Segundo o código de ética do psicólogo?

I - É vedada ao psicólogo a utilização da internet para pesquisa em Psicologia, segundo o Código de Ética do Psicólogo. II - A utilização da internet para pesquisa em Psicologia só pode acontecer quando o psicólogo obtém permissão específica junto ao Conselho Federal de Psicologia.

Como citar o código de ética do psicólogo?

Código de Ética Profissional do Psicólogo. Conselho Federal de Psicologia, Brasília, agosto de 2005.

Qual a importância da ética e da moral para a psicologia?

Se cumprida de forma correta, a ética proporciona benefícios tanto para aquém pratica, quanto para quem recebe. O Conselho Federal de Psicologia é o órgão responsável por orientar e fiscalizar as atividades exercidas pelo psicólogo. Além de zelar pela ética e contribuir para o desenvolvimento da profissão.

Quando foi criado o código de ética do psicólogo?

O primeiro Código de Ética que orientou a conduta dos(as) psicólogos (as) foi elaborado pela Associação Brasileira de Psicologia em 1967 e conforme a Resolução CFP 008/1975 "oficiosamente" pautava as atividades do(a) psicólogo(a).