EQST

Quais As Principais Contribuiçes Do A Assistente Social Na Poltica De Assistncia Social?

Quais as principais contribuições do A assistente social na política de assistência social?

Pela sua formação e experiência, os/as assistentes sociais têm uma função estratégica na análise crítica da realidade, no sentido de fomentar o debate sobre o reconhecimento e defesa do papel da assistência social e das polí- ticas sociais na garantia dos direitos e melhoria das condições de vida; isso sem superestimar ...

Qual o papel do assistente social frente às políticas públicas?

Resumo: O assistente social é um dos profissionais requisitados a atuar na gestão das políticas públicas. Trata-se de um dos campos profissionais onde exerce função de planejamento e avaliação de programas, projetos e serviços das políticas públicas. ... Gestão de políticas públicas.

Qual o papel do psicólogo na assistência social?

A atuação do psicólogo, como trabalhador da Assistência Social, tem como finalidade básica o fortalecimento dos usuários como sujeitos de direitos e o fortalecimento das políticas públicas.

Qual a importância da atuação do psicólogo no campo da política pública de assistência social?

A atuação de assistentes sociais e psicólogos/as na Política de Assistência Social requer a constru- ção de uma prática político-profissional capaz de aceitar o pluralismo e de tomar decisões “pau- tadas nos princípios e valores estabelecidos nos Códigos de Ética Profissional” (CFESS, 2007).

Qual o papel do psicólogo no CRAS?

As atividades do psicólogo no CRAS devem estar voltadas para a atenção e prevenção a situações de risco, objetivando atuar nas situações de vulnerabilidade por meio do fortalecimento dos vín- culos familiares e comunitários e por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições pessoais e coletivas.

Qual o papel do psicólogo no Creas?

Nesse texto, falaremos sobre o papel do psicólogo no CREAS, equipamento este que trabalha, prioritariamente, com ações protetivas. Seu objetivo é acolher, orientar, e acompanhar famílias e indivíduos em situação de violação de direitos, fortalecendo e reconstruindo seus vínculos familiares e comunitários.

Quais são os campos de atuação da assistência social filosofia e psicologia?

A assistência social se baseia na filosofia utilização da busca pelo conhecimento social através das desigualdades utilizando esse parâmetro para compôr as mecânicas de solução. Se baseia na psicologia para entender como esse sistema funciona tanto em seu caráter coletivo (Macro) e individual (Micro).

Quais são os campos de atuação da filosofia?

Confira as 5 principais áreas de atuação em Filosofia:

  • Docência. ...
  • Pesquisa e carreira acadêmica. ...
  • Colunista e crítico em veículos de comunicação. ...
  • Setor público e ONGs. ...
  • Mercado editorial.

O que são instrumentais do serviço social?

Instrumento específico do assistente social que tem por finalidade conhecer com profundidade e de forma crítica, determinada situação ou expressão da questão social, objeto de intervenção profissional nos aspectos socioeconômicos.

O que são instrumentais?

Significado de Instrumental adjetivo Que serve de instrumento. ... Música instrumental, música escrita para instrumentos de corda, de sopro etc. substantivo masculino Os instrumentos de música de uma orquestra.

Quais são as Instrumentalidade do Serviço Social?

RESUMO: A instrumentalidade do Serviço Social é uma propriedade da profissão que possibilita o atendimento das demandas e o alcance de objetivos por meio da objetivação das intencionalidades profissionais.

Como se constitui a instrumentalidade no cotidiano do trabalho do assistente social?

"Uma condição que envolve técnicas, instrumentos e atribuições." O cotidiano do Assistente Social é composto por diversos instrumentos, técnicas e atribuições que favorecem a sua atuação junto ao seu público e promovem a sua aproximação com o mesmo.

O que o assistente social na intervenção profissional deve ter em sua prática?

A intervenção do Assistente Social deve ser pautada em uma atitude marcada pela pratica interventiva, caracterizada como investigação-ação e uma visão generalista dos fatos.

Como se caracteriza a comunicação no dia a dia do assistente social?

No dia a dia de trabalho, a comunicação do assistente social é baseada no diálogo aberto para a promoção do bem-estar da sociedade como um todo. Neste diálogo com os grupos sociais, o assistente social busca conhecer o cenário e os principais problemas sociais que as pessoas estão passando.