Principais características/propriedades do carbono O carbono é um não metal do grupo 14 ou família 4A, segundo período. Possui seis elétrons, seis prótons e três isotopos naturais de massa 12, 13 e 14, sendo o último radioativo. Apresenta-se em estado sólido para condições normais de temperatura e pressão.
O carbono, elemento da família 4A da tabela periódica dos elementos químicos , é tetravalente ou seja , compartilha os 4 elétrons da última camada de valência formando ligações covalentes. Devido a essa característica ele pode formar 4 ligaçoes simples ou ligaçoes multiplas.
A alotropia ocorre quando um elemento químico origina duas ou mais substâncias simples diferentes entre si. Alguns exemplos são: carbono, oxigênio, enxofre e fósforo.
Isótopos são átomos de um elemento químico cujos núcleos têm o mesmo número atômico designado por "Z", mas que contém diferentes números de massas atômicas, designadas por "A". No caso do Carbono temos os isótopos Carbono 14 (14C) e Carbono 12 (12C).
O oxigênio tem dois alótropos principais, o gás oxigênio (O2) e o Ozônio (O3). O O2 é de longe o alótropo mais estável; O3 praticamente não existe nas condições naturais na zona habitável do planeta Terra. Pequenas quantidades de O3 podem ser formadas pela poluição química na atmosfera.
Outro exemplo que ilustra bem a formação de alótropos devido a variação da estrutura são as formas alotrópicas do carbono: grafite e diamante. O grafite possui uma estrutura em forma de lâminas e o diamante possui uma estrutura mais compacta o que confere a ele uma maior estabilidade.
A grafite representa a forma mais estável do carbono, já o diamante, só é conseguido com pressões e temperaturas altíssimas. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) 3 - O fósforo vermelho e o fósforo branco são alótropos do elemento químico fósforo, que diferem entre si pela atomicidade.
É a propriedade que os átomos têm de originar uma ou mais substâncias simples e diferentes, através do compartilhamento de elétrons. Esta variação recebe o nome de variedades alotrópicas do elemento. Dizemos então, que o gás oxigênio e o ozônio são as formas alotrópicas do elemento químico oxigênio. ...
Um elemento químico forma alguma substância. A resposta é sim e esse fenômeno é chamado de alotropia. ... Alótropos são substâncias diferentes formadas pelo mesmo elemento.
O fósforo possui várias formas alotrópicas, mas as mais comuns são o fósforo branco, o fósforo vermelho (foto) e o fósforo negro. Fósforo branco: Leva esse nome por ser branco.
Dizemos então, que o Oxigênio possui duas formas alotrópicas: O2 (oxigênio) e O3 (ozônio). Alótropos, por sua vez, se definem como substâncias diferentes formadas pelo mesmo elemento. ... Enquanto o oxigênio é um gás incolor e inodoro, o ozônio possui coloração azul e um cheiro desagradável.
substâncias diferentes formadas pelo mesmo elemento. Explicação: ... Dizemos então que o Oxigênio e o Ozônio são Alótropos: substâncias diferentes formadas pelo mesmo elemento.
2 O Temos duas moléculas de oxigênio. O₂ Temos dois átomos de oxigênio. 2 O₃Temos seis átomos de oxigênio. 3 O₂Temos dois átomos de oxigênio.
Gás oxigênio: é o mais estável e está presente no ar que respiramos, se apresenta como um gás incolor e inodoro. Gás ozônio: é mais instável e nos protege da radiação ultravioleta, através da chamada “camada de ozônio”.
A transformação ocorre quando o oxigênio passa através de um reator, conhecido como célula de geração de ozônio, onde existe a Descarga por Barreira Dielétrica ou Geração de Plasma (depende da tecnologia do gerador).
Uma reação química clássica para a produção de oxigênio, já conhecida há muitos anos, serviu de demonstração da Lei de Lavoisier de Conservação da Massa. Neste caso, obtém-se o oxigênio a partir do óxido de mercúrio, que quando aquecido, se transforma em mercúrio metálico mais oxigênio.