Confira algumas dicas que podem ajudar a reverter essa situação
A intervenção educacional refere-se a qualquer ação realizada por um professor em um contexto educacional para ensinar seus alunos. Em outros contextos, no entanto, a intervenção pode ser mais flexível e dar ao aluno muito espaço para agir como ele deseja. ...
A intervenção psicopedagógica é um procedimento realizado pelo psicopedagogo com o intuito de melhorar o processo de aprendizagem e promover a autonomia e autoestima dos educandos.
O trabalho psicopedagógico é de natureza clínica e institucional, de caráter preventivo e/ou remediativo. ... Tal intervenção se dá na aplicação do objetivo da psicopedagogia que implica em contribuir e solucionar as dificuldades percebidas e avaliadas cotidianamente no processo ensino aprendizagem.
Porém, BOSSA (1994), destaca outros recursos para o diagnóstico psicopedagógico, referindo-se a Provas de Inteligência (Wisc); Testes Projetivos; Avaliação perceptomotora (Teste Bender); Teste de Apercepção Infantil (CAT.); Teste de Apercepção Temática(TAT.); também, refere-se a Provas de nível de pensamento (Piaget); ...
sendo as áreas de intervenção psicopedagógica os processos de ensino-aprendizagem, a atenção à diversidade, a prevenção e desenvolvimento pessoal e a orientação acadêmica e profissional (p. 35).
O atendimento psicopedagógico constitui-se num serviço de apoio aos estudantes com deficiência e/ou dificuldades de aprendizagem, realizado por um profissional vinculado ao Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP).
- Atividades lúdicas com objetivos específicos ( coordenação motora, memória, pensamento estratégico, concentração e atenção). - Exercícios de organização mental para rotina diária. - Dança de roda, quando possível, para despertar a memória musical, através de letra, som e ritmo.
Voltado a profissionais de educação e da saúde, como pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e outros segmentos, a especialização em Neuropsicopedagogia visa promover a capacitação plena dos profissionais sobre os principais conceitos da área.
O profissional de Neuropsicopedagogia tem como função estudar o funcionamento do cérebro, de forma a entender como ele aprende, seleciona, transforma, memoriza, elabora e processa as sensações captadas pelos elementos sensoriais ao seu redor. As principais áreas de atuação são as seguintes.
Profissão Psicopedagogo: salário e carreira na área de PSICOPEDAGOGIA