A boa notícia é que é possível reprogramar a mente como se pode fazer com um computador ou um celular. Esse “reset” serve para que possamos enfrentar o nosso presente e, sobretudo, nosso futuro, de uma maneira melhor, eliminando tudo aquilo que não nos faz bem ou que nos impede de avançar.
Por mais que essa expressão possa soar pesada ou estranha, a reprogramação mental é simplesmente um processo de uso da própria mente para trocar informações neurais inadequadas por pensamentos mais evolutivos, com o intuito de favorecer a saúde mental e física.
5 atitudes que afastam os pensamentos negativos
Aprenda a Reprogramar a Mente enquanto Dorme
O cérebro descansa, mas não para! Pesquisas realizadas pela Universidade de Chicago mostram-nos que apesar do cérebro também descansar enquanto dormimos, não deixa de estar a trabalhar. Os neurónios, durante o sono, ativam-se em sincronia para que toda a informação recolhida durante o dia seja processada.
No sono REM, o cérebro se comporta como se estivesse acordado (vigília), entretanto apresenta elevação nos níveis de oxigênio na região que podem ser medidos por meio do NIRS (Near-infrared spectroscopy), embora os músculos esqueléticos estejam completamente anestesiados e incapazes de se mover.
7 Dicas para vencer a ansiedade na hora de dormir
Confira nossas 10 dicas para acalmar a mente:
Os melhores exercícios físicos para acabar com a ansiedade e depressão
Hipotálamo: É uma glândula localizada na base do cérebro que faz uma função importante no regulamento dos sentimentos e em muitas outras funções corporais como o apetite, a sede, o sono.
Como a pulseira SmartBand mede o sono? Basicamente, a SmartBand consegue monitorar qualquer tipo de movimento durante o sono através do sensor interno. Consequentemente, se o usuário tiver um sono agitado, ou se levantar muitas vezes a durante a noite, aparecerá no relatório do aplicativo da pulseira inteligente.
O corpo passa por vários ciclos de sono durante uma noite, sendo que o primeiro dura cerca de 90 minutos e depois a duração vai aumentando, até uma média de 100 minutos por ciclo. Um adulto geralmente tem entre 4 a 5 ciclos de sono por noite, o que acaba por fazer as 8 horas de sono necessárias.
Um adulto precisa dormir entre 7 e 9 horas, embora dependa de cada pessoa: "Se alguém dorme seis horas, mas, no dia seguinte, não sente sonolência, não há problema.
O sono é composto basicamente pelas fases não-REM e REM, que apresentam características e estágios distintos entre elas. Cada uma tem a sua importância durante a noite de sono. A fase do sono REM é quando acontece o descanso profundo e é essencial para a recuperação da energia física para acordar disposto.
O sono se inicia logo quando fechamos os olhos (fase 1), mas passamos por várias fases até chegar no sono REM, em inglês Rapid Eye Movement, que significa “movimento rápido dos olhos”. Esse sono é o mais difícil de se alcançar, pois é um estágio mais profundo, momento em que o corpo realmente consegue relaxar.