Quando o bolo abaixa e fica cru no meio pode significar que o forno não estava quente o suficiente. ... Isso acontece porque se forma uma crosta no topo e impede que o interior do bolo atinja a temperatura ideal para assar corretamente.
A massa rachou O calor em excesso acaba assando a superfície rapidamente, deixando o interior da massa cru. À medida que o interior vai assando, ele acaba crescendo e rompendo a superfície já assada, provocando as rachaduras. Formas pequenas para uma grande quantidade de massa também podem provocar isso.
Se o bolo estiver muito rachado, use um pouco de cobertura para tentar "colar" os pedaços dele. Espalhe na rachadura e aperte um lado contra o outro para juntar. Depois, cubra toda a parte de cima do bolo com uma camada fina de cobertura bem mole, formando uma crosta.
Pouco açúcar, excesso de líquido ou forma muito grande também são outras razões. Caso ele tenha afundado no meio, provavelmente deve ter sido o excesso de líquido, ou então, a porta do forno abriu antes do tempo. Se o bolo tem muita gordura, na maioria das vezes ele fica úmido e pesado.
A resposta é bem simples: a temperatura do forno. Um dos principais ingredientes para um bom bolo não está na massa, mas no calor a que ela é exposta. Então, na maior parte das vezes, esse problema de crescimento aparece porque o centro assou primeiro do que o restante da área. Consequentemente, ele sobe mais.
#Tenha sempre um pacote de açúcar de confeiteiro em casa. Ele deixa qualquer bolo bonito. QUALQUER. Até aquele que ficou meio queimadinho, que a casquinha esfarelou um tiquinho... Acredite em mim, ele salva. É só colocar o açúcar em uma peneira e polvilhar sobre o bolo para dar este efeito uniforme.